Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Sobre o CT

O Centro de Tecnologia (CT) teve sua origem no Centro Politécnico, fundado em 30 de junho de 1960, pela Associação Santamariense Pró-Ensino Superior (ASPES). Em dezembro do mesmo ano, foi criada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), surgia assim o Instituto Politécnico do Centro Politécnico, como unidade pertencente à estrutura da UFSM.

A partir da criação da Nova Universidade, pretendia-se naquele instante, iniciar com a implantação do Curso de Engenharia Elétrica, que posteriormente evoluiu para a instalação conjunta do Curso de Engenharia Civil. Em 13 de setembro de 1961, passou a chamar-se Faculdade Politécnica, sendo que em fevereiro de 1962 foi realizado o primeiro vestibular.

Fachada do prédio 7 do Centro de Tecnologia

Com a aprovação, em 12 de fevereiro de 1970, do plano de reestruturação da UFSM a Faculdade Politécnica foi então transformada em Centro de Tecnologia. Hoje, agrega 14 Cursos de Graduação, 06 Programas de Pós-Graduação, 03 especializações em modalidade EAD, 13 departamentos – que atendem aos Cursos de Graduação e aos Programas de Pós-Graduação, inclusive prestando serviços para outros Centros de Ensino -, diversos grupos de pesquisa e de extensão, 04 grupos de Programas de Ensino Tutorial (PET), a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) que tem como missão promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de auxiliar no desenvolvimento da sociedade, entre outros.

Por isso, para dar suporte às atividades desenvolvidas, o Centro de Tecnologia conta ainda com a Biblioteca Setorial,  o Gabinete de Projetos, a Unidade de Apoio Pedagógico, a Unidade de Tecnologia e Informação, e os núcleos ligados a Secretaria da Direção. São eles: Núcleo de Divulgação Institucional, Núcleo de Infraestrutura, Núcleo de Patrimônio e Núcleo de Execução e Controle Orçamentário. Mais laboratórios e núcleos suplementares.

A área física do Centro de Tecnologia, onde estão localizados as coordenações de cursos, departamentos, grupos de pesquisas, laboratórios, e outros órgãos auxiliares está distribuída nos prédios 07, 09B, 09D, 09E, 10 e Anexos A, B e C, além do prédio da Biblioteca Central (onde está sediado o Curso de Arquitetura e Urbanismo – até que o seu prédio já em construção seja finalizado), o prédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (onde está localizado o Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria – LACESM) e o prédio específico onde funciona a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).

 

Maquete do Centro de Tecnologia

 

Infraestrutura

O Centro de Tecnologia possui:

1. Prédio 7;

2. Biblioteca Setorial do CT;

3. Prédio 9;

4. Prédio 10;

5. Prédio da Biblioteca Central (até que o novo prédio do curso Arquitetura e Urbanismo seja finalizado).