Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Saiba como será a volta às aulas e o ano letivo no CTISM

O ano de 2017 será marcado, no CTISM, pelo aniversário de 50 anos da escola. Várias outras atividades também estão previstas.

Para os alunos, o ano letivo começará nesta segunda-feira (6). Para este dia, está prevista a tradicional recepção aos calouros, com explicações sobre os cursos, o funcionamento do colégio e os serviços da UFSM. Em seguida, os ingressantes serão levados por um tour pelo colégio para conhecerem os prédios, laboratórios e demais instalações. Os alunos integrados do segundo e do terceiro anos terão palestras com ONGs de Santa Maria.

Na terça-feira (7), serão apresentados aos estudantes alguns dos projetos do CTISM. Acesse neste link a tabela com os horários e locais para cada turma dos integrados na segunda e na terça. Neste link, veja os horários e locais da volta às aulas para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes.

Para Eletromecânica Proeja, as aulas terão início na segunda e a recepção será no dia seguinte. Confira aqui os horários e locais para o Proeja. Neste link, veja os horários e locais do primeiro dia de aula para os cursos superiores.

Para os servidores, o ano letivo teve início nesta quinta-feira (2) com o Seminário de Planejamento Educacional do CTISM. O evento incluiu palestras sobre assuntos como comunicação e recursos humanos e formações sobre temas como o regimento do colégio e ferramentas administrativas online.

Acesse aqui o Calendário Acadêmico para os cursos integrados e Proeja, aqui para os subsequentes e aqui para os cursos superiores.

CINQUENTENÁRIO

No dia 4 de abril, o CTISM vai completar 50 anos de fundação. As celebrações do Cinquentenário incluem, nesta data, o jantar de aniversário, no salão Bianco Nero. Tanto a comunidade interna quanto a externa estão convidadas a obter convites. Nos dias 4 e 5, serão realizadas atividades comemorativas para a comunidade escolar.

O Cinquentenário também será comemorado com o lançamento de um livro, uma revista especial e um documentário sobre a história do colégio. Será realizada, ainda, uma exposição de fotos de toda a trajetória do CTISM. Uma cápsula do tempo será enterrada, contendo reflexões e aspirações para o futuro do colégio.

O ano de 2017 terá eventos tradicionais do CTISM. A 24ª edição do Encontro dos Estagiários será realizada pelo Drec em junho. O departamento promoverá ainda o sétimo Seminário de Orientação Profissional no dia 22 de setembro e, de 16 a 20 de outubro, a 14ª edição do Ciclo de Palestras.

Em novembro, deve acontecer a oitava edição do Ciclo de História e Cultura Afro-Brasileiras.

A gincana esportiva para os alunos integrados está prevista para outubro. Haverá duas edições do Torneio de Xadrez, em março e em dezembro.

Os Jogos Interséries do primeiro semestre estão marcados para 13 e 20 de maio. A edição no segundo semestre será realizada nos dias 16 e 23 de setembro.

AULAS

Os alunos terão duas semanas de férias entre os dias 22 de julho e 6 de agosto. Para os cursos subsequentes, a semana de exames do primeiro semestre será de 17 a 21 de julho e, para os superiores, de 14 a 20 de julho.

No segundo semestre, o período de exames para todos os cursos é na semana que inicia em 18 de dezembro. Em seguida, os alunos entram em férias de verão.

Como ocorre em todos os anos, os cursos integrados e Proeja terão conselhos de classe no final de cada bimestre e os subsequentes, ao término de cada semestre.

Doze feriados em dias úteis estão previstos para este ano letivo. Quatro deles serão prolongados, nos dias 15 e 16 de junho, 7 e 8 de setembro, 12 e 13 de outubro e 2 e 3 de novembro.

A distribuição das salas do CTISM para o primeiro semestre de 2017 pode ser conferida na tabela produzida pelo Departamento de Ensino, disponível neste link.

por Rossano Villagrán Dias