Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Oficinas ajudaram alunos na redação do Enem, diz coordenadora

Alunos fazem simulado de prova de Linguagens do Enem em oficina do CTISM

Alunos do CTISM obtiveram boas notas na redação da edição de 2016 do Enem após participarem das oficinas de produção textual coordenadas pela professora Raquel Bevilaqua (Linguagens), de acordo com ela. Algumas ultrapassaram os 900 pontos. As atividades ocorreram de junho a novembro e foram ministradas pela bolsista Caroline Guerra, do curso de Letras da UFSM, sob a orientação de Raquel e da professora Louise Cervo Spencer (Linguagens).

As oficinas fizeram parte de um projeto coordenado por Raquel, que está inserido dentro do projeto de apoio pedagógico da professora Mariglei Severo Maraschin. Participaram regularmente das atividades 15 alunos de segundos e terceiros anos integrados.

Nas oficinas, que aconteciam nas manhãs de sábado, eram apresentados e discutidos assuntos que poderiam ser temas da redação do Enem. Segundo Raquel, eram apontados argumentos para que os alunos formassem opinião e criassem uma tese, que se tornaria depois uma redação. Os textos eram, então, avaliados por Raquel, Louise e Caroline, que apontavam a cada aluno seus pontos fortes e suas dificuldades. Além disso, foi aplicado um simulado da prova de Linguagens do Enem

De acordo com Raquel, uma nova edição das oficinas deve iniciar nos próximos meses a pedido de alunos. As atividades devem passar a contar com o professor Saigon Quevedo (Língua Portuguesa), que acaba de voltar ao CTISM após quatro anos afastado para doutorado.

por Rossano Villagrán Dias

foto Raquel Bevilaqua