Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM é apresentado a integrantes do Polo de Defesa de SM

Professor Luciano Retzlaff apresenta laboratório de Pneumática a representantes do APL

O CTISM participou, na tarde desta quinta-feira (30), de uma reunião de componentes do APL Polo de Defesa de Santa Maria. O encontro começou no auditório do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), da UFSM, com uma apresentação do colégio e encerrou com um tour pelos prédios mais novos do CTISM. A escola é um dos componentes do APL.

Entre os participantes da reunião, estavam representantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

O vice-diretor Marcelo Freitas da Silva comandou a palestra de apresentação do CTISM. Ele falou sobre a história da escola, que completa 50 anos, detalhou os cursos, a infraestrutura, os recursos humanos e os projetos do CTISM.

Houve ainda apresentações sobre o GSEC (Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais) – com o professor Álysson Raniere Seidel – e sobre o Escritório de Projetos EcoAgile – com os professores Miguel Brasil e Cláudio Roth.

A primeira parte da reunião também contou com apresentações de duas empresas que acabam de aderir ao APL, e com uma palestra do professor de Economia da UFSM Igor Castellano da Silva.

TOUR

Após as falas, os participantes da reunião foram levados para conhecer as instalações mais modernas do CTISM. O tour, guiado por Marcelo e por outros professores, incluiu os pavilhões de máquinas, o prédio de laboratórios e o mais novo edifício do CTISM.

Durante o passeio, professores responsáveis pelos laboratórios fizeram explanações sobre o trabalho desenvolvido nas instalações. O tour foi encerrado no prédio do Estúdio EaD.

O APL Polo de Defesa é uma associação entre mais de 40 empresas e instituições com o objetivo de criar parcerias nas áreas de defesa e segurança. O APL visa consolidar Santa Maria como um polo internacional militar.

por Rossano Villagrán Dias

foto Aline Zuse (Jornalista/MTb 17.256)