Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM recebe evento sobre Biomecânica

Aluno na oficina de potência no ciclismo.

O CTISM recebeu, na última quinta-feira (6), um evento relativo ao Dia Nacional da Biomecânica. O Laboratório de Biomecânica do Cefd (Centro de Educação Física e Desportos) da UFSM promoveu uma palestra e três oficinas para os alunos dos terceiros anos integrados.

Biomecânica é o ramo da Biologia que estuda a aplicação das leis mecânicas nos organismos vivos.

A atividade começou às 7h30min no auditório do CTISM com uma aula expositiva sobre Biomecânica, que contou com a participação da turma 421 (2º ano de Eletrotécnica Integrado). Em seguida, a equipe do Laboratório de Biomecânica promoveu oficinas sobre pressão plantar, potência no ciclismo e função muscular.

O Laboratório de Biomecânica é uma equipe multidisciplinar. Entre seus integrantes, estão engenheiros mecânicos, educadores físicos e fisioterapeutas.

Equipe de Biomecânica no auditório do CTISM

Segundo a professora Josiane Pacheco Menezes (Biologia), as atividades de quinta-feira “abordaram a análise dos movimentos de organismos” e mostraram “como investigar e avaliar, através de exames e equipamentos, o movimento sob aspectos mecânicos, suas causas e seus efeitos nos organismos, bem como na saúde”.

fotos Rossano Villagrán Dias