Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Exposição no CTISM conta histórias de mulheres negras

Mostra no hall do colégio contém materiais confeccionados por alunos e professores.
Exposição de zines no hall de entrada do prédio principal do CTISM.

Uma exposição no hall do prédio principal do CTISM conta a história de mulheres negras de destaque na trajetória e na atualidade do Brasil e do mundo. A mostra contém vários zines – espécie de folheto artesanal com conteúdos que ficam tradicionalmente de fora da mídia tradicional. Os zines foram feitos por alunos e professores do colégio. Cada um deles conta a vida de uma mulher.

Os zines foram produzidos em oficinas promovidas em maio pela professora Raquel Bevilaqua e pela estudante de Ciências Sociais da UFSM Zípora Rosauro. O mês de maio foi escolhido para a realização das oficinas porque foi o mês em que foi assinada a abolição da escravatura no Brasil, em 1888. Segundo as organizadoras, os zines buscam ressignificar a data da abolição – 13 de maio – ao dar protagonismo a contribuições políticas e sociais de mulheres negras.

PESQUISA

As organizadoras da exposição elaboraram uma pesquisa para que integrantes da comunidade do CTISM deem sua opinião sobre a mostra. A pesquisa tem quatro perguntas, é anônima e pode ser acessada aqui.

foto Rossano Villagrán Dias