Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Burmann é reeleito reitor da UFSM com 52%; veja números por segmento e unidade

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, foi reeleito para o cargo na votação desta quarta-feira (28). A chapa 1, Pra Mudar Ainda Mais, venceu com 51,94% dos votos. Com isso, o diretor do CT (Centro de Tecnologia), Luciano Schuch, foi eleito vice-reitor. O ex-vice-reitor Dalvan Reinert ficou com 35,89% e a diretora do CE (Centro de Educação), Helenise Sangoi, com 12,17%, segundo o site da UFSM.

Foram registrados 11.919 votos (soma dos votos das chapas, brancos e nulos), dos quais 11.809 válidos, 53 brancos e 57 nulos. Burmann recebeu 5.817, Dalvan teve 4.015 e Helenise, 1.977. Estavam inscritos para votar 34.594 alunos, professores e técnicos administrativos. O número total de votos representa 34,45% do total de aptos a votar. Ou seja, 65,55% dos inscritos na UFSM não votaram.

No CTISM, 1.430 estavam aptos a votar. O número inclui os servidores do Ipê Amarelo e da Imprensa Universitária. Burmann venceu entre os alunos (38,86%) e entre os TAEs (44,00%). Entre os professores do colégio, Dalvan ganhou com 45,88%. Entre os alunos, 27,93% foram à urna, assim como 85,00% dos docentes e 84,75% dos técnicos administrativos. O restante se absteve de votar.

Acesse aqui a tabela completa da votação por segmento e por urna.

Legalmente, o reitor não é definido pela eleição, e sim pelo Ministério da Educação a partir de uma lista com três nomes elaborada pelo Conselho Universitário. A Comissão de Consulta, que regula a votação, deve enviar o resultado do pleito ao Conselho no próximo dia 5. O MEC procura escolher sempre o vencedor da eleição para ocupar a Reitoria.

Burmann é professor do Departamento de Odontologia Restauradora do CCS (Centro de Ciências da Saúde). Ele é formado em Odontologia na UFSM e possui mestrado e doutorado na área pela USP (Universidade de São Paulo). Foi diretor do CCS entre 2010 e 2013. É natural de Catuípe, no norte do Rio Grande do Sul, e tem 59 anos.

O vice-reitor eleito, Schuch, tem graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSM. É santa-mariense e tem 42 anos.

por Rossano Villagrán Dias