Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM repara três máquinas do Hospital Universitário




Uma das máquinas do Husm consertadas no CTISM.

Três máquinas do Husm (Hospital Universitário de Santa Maria) foram reabilitadas ao uso pelo CTISM. Os equipamentos, utilizados para a recuperação de pacientes que passaram por cirurgia no joelho, não podiam ser usados devido a problemas mecânicos.

As máquinas são do modelo CPM P-500 e auxiliam o usuário a fazer movimentos fisioterápicos que fazem parte da recuperação pós-operatória. A equipe que fez o conserto inclui o professor Sérgio Pavani e o aluno Alan Renato Machado Virago, da turma 432 (3º ano de Mecânica Integrado). Eles contaram com a colaboração do especialista em mecânica Roberto D’Ávila.

De acordo com Pavani, duas das máquinas foram consertadas em um período de duas horas. Elas tinham “problemas tecnologicamente simples, mas que exigiam habilidade manual”, diz o professor. Já para reparar a terceira máquina, foi necessário utilizar o Laboratório de Usinagem do CTISM para a fabricação de um parafuso e de um acoplamento. O conserto terminou na semana passada e as três máquinas já foram devolvidas ao hospital.

Acoplamento fabricado em polímero para máquina.

Segundo Pavani, o ortopedista Marcio Luiz Librelotto Rubin, do Husm, foi aconselhado pelo reitor Paulo Afonso Burmann a procurar o CTISM para reparar os equipamentos. Para o professor, é importante que o colégio mantenha “parcerias institucionais” para “atender necessidades especializadas”.

 

por Rossano Villagrán Dias

revisão Nilza Mara Pereira

fotos Rossano Villagrán Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2155

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes