Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Profissionais formados em Eletromecânica têm vantagem para entender equipamentos; conheça perfil

Tornos mecânicos no CTISM. Usinagem faz parte da grade curricular de Eletromecânica.

O aluno do Curso Técnico em Eletromecânica do CTISM na modalidade subsequente, ao se formar, terá a vantagem de entender tanto os aspectos mecânicos quanto os elétricos dos equipamentos utilizados em processos industriais. A avaliação é do coordenador do curso, o professor Fredi Zancan Ferrigolo. Segundo ele, mecânica e eletroeletrônica são áreas cada vez mais interligadas no funcionamento dos equipamentos industriais, o que aumenta a demanda do mercado por profissionais que dominem ambos os assuntos.

As inscrições para as 32 vagas disponíveis no curso subsequente de Eletromecânica do CTISM estão abertas até o dia 7 de novembro, assim como para os demais cursos integrados e subsequentes do colégio.

O foco do curso é formar profissionais preparados para atuarem em planejamento, projeto, instalação e, principalmente, manutenção de equipamentos eletromecânicos em processos industriais. De acordo com o professor Fredi, o conhecimento sobre as áreas de mecânica e eletrotécnica dá ao aluno facilidade para fazer a manutenção de máquinas e para desenvolver projetos e melhorias nos processos industriais.

Equipamentos de automação industrial e acionamentos de motores elétricos.

Segundo o coordenador, a maioria dos estudantes que se formam no curso irão atuar em empresas ligadas aos setores metal-mecânico, de eletroeletrônica e automação industrial.

Na grade curricular do curso de Eletromecânica, estão disciplinas das áreas de mecânica, eletrotécnica, informática e gestão. Na área mecânica, alguns exemplos dos assuntos trabalhados são usinagem de peças, hidráulica e pneumática, metrologia e soldagem. Já na área elétrica, instalações elétricas industriais, acionamento de motores elétricos e automação industrial. No último semestre, é ministrada a disciplina de manutenção eletromecânica, que visa aplicar os conhecimentos vistos nas etapas anteriores.

De acordo com Fredi, o curso passa periodicamente por reformulações, o que garante que esteja sempre atualizado conforme os avanços tecnológicos. Ele destaca que as disciplinas ligadas à gestão proporcionam ao aluno noções sobre empreendedorismo, e dão a ele condições de montar uma empresa no setor e gerenciar uma equipe de funcionários.

O curso tem quatro semestres e é ofertado no turno da noite. Nos primeiros semestres, as disciplinas são predominantemente teóricas. A partir do segundo semestre, a prática passa a ocupar uma carga horária maior. A grade curricular inclui, ainda, 400 horas de estágio, que podem ser efetuadas ao longo do último semestre ou até três anos após a conclusão das disciplinas.

Inscreva-se aqui no processo seletivo do CTISM.

Conheça aqui o curso subsequente de Automação Industrial.

por Rossano Villagrán Dias

revisão Nilza Mara Pereira