Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores do CTISM ganham prêmio de melhor artigo em simpósio sobre pesquisa operacional




Olinto, Dhein e Fampa (4º, 5º e 6ª da esquerda para direita) posam com autoridades do evento.

Um artigo escrito por dois professores do CTISM foi premiado como o melhor trabalho em um simpósio sobre pesquisa operacional – área que estuda a aplicação de métodos científicos em questões como administração e gerenciamento para auxiliar na otimização e tomada de decisões. O artigo é de autoria dos docentes Olinto César Bassi de Araújo e Guilherme Dhein, do CTISM, e Márcia Helena Fampa, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A 49ª edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) ocorreu de 27 a 30 de agosto na cidade catarinense de Blumenau. Havia 55 trabalhos – alguns estrangeiros – concorrendo ao prêmio, que se chama Roberto Diégues Galvão.

O artigo, intitulado “Minimizing the makespan on parallel machines with sequence dependent deteriorating effects”, trata sobre “a melhor forma de planejar a execução de tarefas em uma planta de fábrica com linhas de produção em paralelo”, segundo Olinto. O problema considera que “as máquinas sofrem desgaste e o objetivo é encontrar uma configuração na qual todas as tarefas sejam processadas em um tempo mínimo”, diz. De acordo com o professor, esse é um problema “clássico na literatura de pesquisa operacional” e o artigo propôs, “pela primeira vez, um modelo de matemática linear que consegue resolver problemas práticos com dimensões reais”. Ele revela que o trabalho demorou pelo menos quatro meses para ser desenvolvido.

O SBPO é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências em áreas como gestão financeira, logística e transportes, estatística e otimização combinatória. Segundo Olinto, é considerado o evento científico nacional mais importante sobre pesquisa operacional e otimização.

 

foto Olinto César Bassi de Araújo/Arquivo pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2219

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes