Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Alunos integrados lançam jornais

As turmas de segundo ano dos cursos integrados ao ensino médio de Eletrotécnica e Informática para Internet do CTISM lançaram jornais de edição única. A proposta foi promovida nas aulas de Língua Portuguesa do professor Saigon Quevedo.

Aluna Fernanda Vidal (423) apresenta A Nuvem. À direita, exemplares do periódico.

A turma 423 (Informática para Internet) lançou o seu periódico, A Nuvem, na terça-feira (10). O evento, que lotou o auditório do Estúdio SAB, começou com a exibição de um vídeo com os bastidores da produção do jornal. Em seguida, falaram autoridades e os convidados passaram para um coffee break. A Nuvem contém matérias sobre esporte, comida e uma entrevista sobre depressão, além de dicas de eventos e séries e horóscopo. A manchete é sobre o Escritório de Projetos EcoAgile.

Turma 423 posa no lançamento de A Nuvem. No centro, professor Saigon Quevedo exibe exemplar. Jornal contém matérias sobre esporte e comida.

Aluna Nandria Cremonese (421) no lançamento do Eletrocidade. À direita, exemplares do jornal.

Já a 421 (Eletrotécnica) lançou o seu Eletrocidade no dia 4. O evento incluiu uma solenidade no pátio interno e um coffee break numa sala de aula. O periódico contém 12 páginas e traz matérias sobre a Turma do Ique, o Descubra UFSM, câncer de mama, saúde do universitário e futsal, além de um mapa da Universidade, dicas de séries e entrevistas.

Turma 421 posa com professores e exemplares do Eletrocidade durante coffee break do lançamento do jornal, na manhã do dia 4, em sala de aula.

Segundo Saigon, a proposta dos jornais tem o objetivo de “trazer para a prática” os conhecimentos da sala de aula. Ele vem trabalhando diversos gêneros textuais com os alunos, entre eles a notícia. Cada turma foi dividida em grupos, e cada um deles ficou responsável por uma função do jornal, como texto, fotos e financiamento. Para custear o produto e o lançamento, os alunos venderam espaço publicitário nas páginas. De acordo com Saigon, a proposta deu aos estudantes as noções de trabalho em equipe e de “pensar em uma ideia e concretizá-la”.

por Rossano Villagrán Dias

fotos 1, 2, 3, 4 e 5 Gabriel Soares