Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Rafael e Fabio obtêm 221 votos na eleição para Direção do CTISM

Rafael e Fabio após apuração dos votos, no auditório, na noite desta quarta-feira (8).

Os candidatos a diretor, Rafael Adaime Pinto, e a vice-diretor, Fabio Franciscato, obtiveram 221 votos na votação desta quarta-feira (8). Do total, 144 votos são de estudantes, 49 de docentes e 28 de técnicos administrativos. Votaram em branco 5 alunos e 6 professores. Os votos nulos são 6 entre alunos, 13 entre docentes e 1 entre TAEs. O resultado foi anunciado por volta das 23h.

Os votos foram apurados no auditório do CTISM com a presença dos candidatos.

Saiba aqui como foi o dia de votação.

Na tarde desta quinta-feira (9), a Direção redigiu uma nota que cumprimenta Rafael e Fabio pela “expressiva votação obtida na consulta”. “Desejamos muito sucesso a vocês nesta nova caminhada e nos colocamos à disposição para contribuir com a próxima gestão”, prossegue a nota. A Direção parabeniza também a Comissão de Consulta pela “clareza e isenção” “fundamentais para garantir a manifestação democrática da comunidade”. Leia a íntegra do comunicado:

A Direção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) agradece e parabeniza os membros integrantes da Comissão de Consulta pela destacada condução do processo de consulta à comunidade, realizado com empenho e dedicação no dia 8 de novembro, no CTISM. A clareza e isenção de toda a consulta foram exemplares ao processo e fundamentais para garantir a manifestação democrática da comunidade dessa instituição.

Aproveitamos para cumprimentar o Profº Rafael Adaime Pinto e o Profº Fabio Franciscato pela expressiva votação obtida na consulta. Desejamos muito sucesso a vocês nesta nova caminhada e nos colocamos à disposição para contribuir com a próxima gestão do CTISM.

Parabéns a todos(as)!

A Direção

Comissão eleitoral retira lacre de urna no início da apuração dos votos.

DIÁLOGO

A chapa Rafael-Fabio é a única que concorre à Direção. Rafael é o atual diretor do Departamento de Ensino e professor da área de eletroeletrônica. Já Fabio é coordenador do curso de Informática para Internet Integrado.

Ao apresentarem sua plataforma de gestão, Rafael e Fabio fizeram menções constantes a ações de diálogo com a comunidade, participação e contato entre os setores do CTISM. Eles propuseram que o orçamento do colégio seja planejado a partir de metas anuais, com transparência e a participação “de todas as áreas”. Outras propostas são uma “gestão atuante nos três turnos”, com a presença de integrantes da equipe da Direção no CTISM durante manhã, tarde e noite, e a criação de um canal para receber críticas e sugestões anônimas de alunos e servidores.

Saiba aqui como foi a apresentação das propostas da chapa.

O professor Ivan Zolin, membro da comissão, separa votos da eleição.

A votação para definir o diretor, oficialmente, não é uma eleição, e sim uma consulta à comunidade acadêmica. O Regimento e o Estatuto da UFSM estabelecem que os diretores das unidades são escolhidos pelo reitor a partir de uma lista com três candidatos elaborada pelo Colegiado. Por isso, legalmente, não há obrigação de que o candidato escolhido na votação seja, de fato, o novo diretor. Entretanto, é sempre de praxe escolher os candidatos vitoriosos na consulta à comunidade. O procedimento é o mesmo utilizado na escolha do reitor.

A nova administração inicia no dia 1º de fevereiro.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Matheus Cargnin/Núcleo EaD