Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Alunos apresentam culturas de países em 2 eventos do CTISM

Dois eventos do CTISM instigaram os alunos a pesquisarem e exporem as culturas de diferentes países nos últimos dias. Na manhã do dia 2, as turmas de terceiro ano integrado promoveram a quarta edição da Feira Hispânica, que retratou seis países de língua espanhola. Antes, no dia 1º, os alunos de primeiro ano integrado representaram 18 países de diversas regiões do globo no Percorrendo Territórios.

Ambos os eventos exigiram dos alunos pesquisas a respeito dos lugares. Os grupos da Feira Hispânica prepararam-se desde agosto, sob a supervisão da professora Maristela Andréa Bazzan. Para o Percorrendo Territórios, os estudantes pesquisaram artistas, músicas, pratos e aspectos culturais dos países com o auxílio das professoras Ângela Durand (Química), Jacqueline Myanaki (Geografia) e Mariete Uberti (Artes), que elaboraram o evento.

FEIRA HISPÂNICA

A edição deste ano da Feira Hispânica retratou Espanha, México, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. Durante a maior parte da manhã, foram feitas as apresentações dos países em salas de aula. Os alunos cobriram os espaços com decorações exuberantes e coloridas. Alguns grupos fizeram apresentações de dança e trouxeram cidadãos dos países que representavam. Os tópicos das apresentações passavam por história, culinária, arte, costumes, esporte, arquitetura, geografia e política.

Alunos demonstram danças típicas do Peru (esquerda) e do México (centro). À direita, apresentação de reggaeton, ritmo associado ao Porto Rico.

Após o fim das apresentações, começou uma confraternização gastronômica no pátio interno, em que os grupos serviram pratos típicos dos seus países. A confraternização teve paella espanhola, sanduíche chacarero do Chile, pancho uruguaio, arepa colombiana, lomo saltado peruano e, do México, burritos, nachos e guacamole.

No final, foi feita uma demonstração de reggaeton, gênero caribenho popularizado a partir do Porto Rico, em um pré-anúncio de que o território americano será um dos países representados na Feira Hispânica de 2018.

Durante o evento, estavam foram expostos microcuentos (microcontos) escritos pelos alunos, em uma ação feita com apoio do Pibid Letras – Espanhol da UFSM. Cada microcuento tem de duas a três linhas e é acompanhado por uma foto.

Exposição de microcuentos escritos por alunos no hall de entrada do CTISM. À direita, paella preparada pelo grupo espanhol na Feira Hispânica.

PERCORRENDO TERRITÓRIOS

O Percorrendo Territórios propôs representar 18 países utilizando os cinco sentidos humanos. Cada grupo fez uma instalação semelhante a uma barraca. As instalações estavam espalhadas pelas salas e corredores e no pátio interno.

A maior parte das instalações possuía uma cortina na entrada, que servia como “portal”. Os visitantes precisavam atravessá-la para experimentar as atrações exibidas pelos grupos. Os alunos usaram decorações que remetiam à cultura de cada país. Comida típica, incensos e música foram utilizados.

Em sentido horário, as instalações de Índia, Peru, China e Japão no Percorrendo Territórios, evento que propôs apresentar culturas de modo sensorial.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Feira Hispânica Rossano Villagrán Dias