Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Artigo da equipe de robótica do CTISM é premiado em congresso de iniciação científica

Niederauer, Cipriani e Carrilho, autores de artigo premiado em congresso.

Três integrantes da GaudérioBotz, equipe de robótica do CTISM, tiveram um artigo de sua autoria premiado como o mais destacado na área de engenharia elétrica em um congresso. O trabalho relata o desenvolvimento do robô Tunda, criado pela equipe para lutar em competições de robótica.

O artigo é de autoria de Diego Carrilho, aluno de Eletrônica e funcionário do Núcleo EaD, e dos estudantes da UFSM João Pedro Cipriani (Engenharia Elétrica) e Gabriel Niederauer (Engenharia de Controle e Automação). Os dois últimos são ainda ex-alunos do curso de Eletrotécnica Integrado do CTISM. Carrilho é formado em Automação Industrial.

Niederauer apresentou o artigo no Cricte (Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia) na Unijuí, em Ijuí, no dia 17. No mesmo dia, o trabalho foi anunciado como destaque, e Niederauer e Cipriani receberam um certificado. O artigo da GaudérioBotz concorria com outros de toda a região Sul do Brasil.

O Tunda luta na categoria sumô – na qual dois robôs tentam empurrar um ao outro para fora de uma arena circular. A primeira versão do Tunda ficou em 12º lugar na competição continental Winter Challenge em 2016. No início de 2017, obteve a segunda colocação na Copa Serrana de Robótica, que envolve apenas robôs brasileiros. Na Winter Challenge deste ano, ficou em oitavo.

O artigo premiado relata os aprimoramentos que foram feitos de uma versão para outra do Tunda, que envolveram conhecimentos multidisciplinares trabalhados em diferentes cursos do CTISM.

Entre as melhorias feitas na última versão, estão a colocação de uma carcaça de alumínio com aletas para dissipar o calor. O robô havia perdido a final da Copa Serrana por um superaquecimento no motor.

Todo o trabalho de construção do Tunda foi realizado no CTISM.

por Rossano Villagrán Dias

foto Augusto Zambonato