Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM lança livro de textos literários de alunos de Eletromecânica Proeja

Professores Romário Volk, Maristela Bazzan, Clides Pereira e Gisele Holzschuh no lançamento.

O CTISM lançou, na última sexta-feira (15), o livro Retratos do que Vejo, que reúne textos literários escritos pelos alunos do curso de Eletromecânica Proeja. O evento, no auditório Wilson Aita, do CT (Centro de Tecnologia da UFSM), teve a participação de alguns dos estudantes, que leram suas obras no palco. Estavam presentes no lançamento familiares dos alunos e docentes do CTISM.

O livro foi desenvolvido ao longo de todo o semestre pelos alunos sob orientação das professoras Gisele Holzschuh e Maristela Andréa Bazzan e dos professores em exercício Clides Aliande Loreto Pereira e Romário Volk nas aulas de Linguagens.

Gisele e Maristela, organizadoras do livro, guiaram o evento de lançamento em tom de conversa. Elas, Clides e Romário relataram o processo de desenvolvimento do livro e fizeram reflexões sobre o papal da literatura no aprendizado e na evolução do pensamento crítico.

Alunos de 1º e 2º ano de Eletromecânica Proeja apresentam suas obras.

No palco do auditório, foi montada uma sala de estar com sofás e poltronas, onde permaneceram o diretor do CTISM, Luciano Caldeira Vilanova, o diretor eleito do colégio, Rafael Adaime Pinto, e os responsáveis pelo evento.

Cada um dos alunos de primeiro ano escreveu uma das crônicas do Retratos do que Vejo. Já a turma de segundo ano desenvolveu uma narrativa colaborativa, em que cada estudante escreveu um dia da vida do personagem principal da história, em formato de diário. Os alunos de segundo ano redigiram também microcontos em espanhol sobre momentos da narrativa. Os estudantes de terceiro ano foram responsáveis pelos poemas do livro.

Além de promover o estudo das línguas e de literatura, a produção e o lançamento do livro colaboram para a “formação do olhar crítico, cidadão” pelo aluno, e para despertar nele a “opinião sobre o próprio cotidiano”, segundo disse Gisele após o evento.

DIRETORES

O lançamento foi o último evento público do diretor Luciano no cargo. Ele entrará em férias na próxima terça-feira (26) e retornará após a posse do seu sucessor, Rafael, no dia 1º de fevereiro.

Na sua fala, Luciano disse que “a literatura sempre nos surpreende”, mas que estava novamente surpreendido com o trabalho das turmas de Eletromecânica Proeja. O diretor fez ainda ponderações sobre as possibilidades abertas pela literatura.

Antes de Luciano, Rafael, atual chefe do Departamento de Ensino, também fez um pronunciamento.

O diretor Luciano Caldeira Vilanova faz seu último discurso no cargo. À direita, ele assiste ao pronunciamento do seu sucessor, Rafael Adaime Pinto.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Emanuelle Rosa