Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Painel vai discutir impactos em SM de crise em Rio Grande




jhjhjhj

Um evento vai discutir, no CTISM, a crise pela qual passa o polo naval de Rio Grande e seus impactos no trabalho na região de Santa Maria. O painel será formado pelo deputado estadual e ex-prefeito de Santa Maria Valdeci Oliveira (PT) – que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Maria –, por Luiz Mario Coelho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria, e por Benito Metalúrgico, líder do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande. A mediação será do professor Arnildo Pommer, do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM.

O painel será na segunda-feira (7), à partir das 19h, no auditório do colégio.

O Estaleiro Rio Grande está parado desde 2016, quando foi cancelado um contrato de quase R$ 10 milhões para a construção de oito plataformas para a Petrobras – três já haviam sido entregues. O cancelamento do contrato causou a demissão de 3.200 trabalhadores e se seguiu à prisão, na Operação Lava Jato, de diretores da empreiteira Engevix, que controla a Ecovix, dona do estaleiro. O reativamento das operações depende do andamento do plano de recuperação judicial da Ecovix.

A crise em Rio Grande tem grande impacto na indústria metalúrgica da região de Santa Maria e no futuro dos profissionais formados no CTISM, segundo a professora Roselene Pommer, que participa da organização do painel. Segundo ela, os debatedores vão procurar explicar os acontecimentos da cidade portuária e estabelecer suas relações com o contexto econômico da região central do Rio Grande do Sul.

O evento é promovido pelo CTISM em parceria com o Tékhne (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Profissional e Técnica).

 

por Rossano Villagrán Dias

com informações do G1 e do Jornal do Comércio

arte Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2485

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes