Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento no CTISM vai discutir redes de sensores e Internet das Coisas



Esta notícia continha informações erradas e foi atualizada com as corretas.

O CTISM vai sediar, na tarde do dia 11 de junho, um evento sobre redes de sensores e sua utilização na Internet das Coisas – termo que descreve a situação em que vários objetos do dia a dia estejam conectados à internet. A atividade “Experimentação em redes de sensores e na Internet das Coisas” é a segunda realizada no âmbito da ação de extensão “Discutindo as tecnologias para a internet das coisas e os desafios da computação ubíqua”.

O evento terá a participação de Emilio Tubino, bacharel em Ciências da Computação. Segundo o professor Juliano Kazienko, coordenador da ação de extensão, o tema do evento vai ser discutido principalmente em seus aspectos práticos, mas também na teoria. “Pretende-se dar ênfase à demonstração e simulação de redes no ContikiOS, que é um sistema operacional para dispositivos da Internet das Coisas”, diz o docente.

A atividade começa às 13h30min no auditório do CTISM. As inscrições serão feitas logo antes do evento e serão emitidos certificados para os participantes.

A ação de extensão “Discutindo as tecnologias para a internet das coisas e os desafios da computação ubíqua” busca discutir resultados de pesquisas e “aspectos sociais da interação entre ser humano, tecnologia e informação”, segundo Kazienko.

De acordo com ele, o projeto tem ainda a intenção de refletir sobre o uso crescente de dispositivos conectados à internet e as consequências nos “termos de monitoramento e controle”, “evidenciando questões importantes como os limites entre segurança e privacidade”, diz.

 

Esta notícia afirmava que o evento seria no dia 11 de maio. Na verdade, será em 11 de junho. A informação foi corrigida.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2508

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes