Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Workshop sobre ataques na internet finaliza atividade de projeto de extensão

O projeto de extensão “Mecanismos de Segurança da Informação Abordando Segurança Física e Lógica” realizou, no dia 7 de junho, sua segunda e última etapa abordando o tema ataques na internet para cerca de 20 membros de organizações militares de Santa Maria. A atividade é uma sequência da realizada para a mesma turma de militares em 24 de maio, que teve como tema golpes na internet.

O workshop do dia 7, no Santa Maria Tecnoparque, tratou de técnicas de ataque como exploração de vulnerabilidade, varredura em redes, interceptação de tráfego, força bruta e negação de serviço. Ao final, a professora Márcia Henke, coordenadora do projeto, conduziu a turma em uma prática de laboratório com o auxílio do aluno Lucas Ost, do 6º semestre de Redes de Computadores, e dos bolsistas Iuri Moro e Igor Cantareli, estudantes da turma 423 (2º ano de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio).

O projeto de extensão é uma parceria com as organizações militares de Santa Maria – representadas na atividade do dia 7 pelo coronel Giovanni Samuel Schinder, chefe do Escritório da Dimensão Humana da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – e com o Escritório de Projetos EcoAgile, representado pelos professores Miguel Brasil e Cláudio Roth.

O projeto de extensão já havia tido outras quatro etapas. Novas turmas serão agendadas para participarem do projeto no segundo semestre deste ano. Segundo a professora Márcia, o fortalecimento do vínculo entre o CTISM e a comunidade de Santa Maria é o objetivo principal do projeto.

À esq., a equipe do projeto “Mecanismos de Segurança da Informação Abordando Segurança Física e Lógica”. À dir., militares participam de atividade.

fotos Equipe do projeto