Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Alunos do CTISM se classificam para competição nacional de foguetes de garrafa PET

A equipe classificada para a Jornada de Foguetes durante preparativos de lançamento.

Uma equipe de três alunos do CTISM se classificou para a XV Jornada de Foguetes – uma competição nacional anual de lançamentos de foguetes de garrafa PET. O evento será de 22 a 25 de outubro em Barra do Piraí, RJ. Para custear o voo de Porto Alegre ao Rio de Janeiro, os estudantes abriram uma vaquinha on-line.

A equipe é formada pelos alunos Ian Lovato Colpo, Lara Guimarães da Rosa e Maria Eduarda Machado de Oliveira, da turma 421 (2º ano de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio). Eles se classificaram para a Jornada de Foguetes em maio, durante a eliminatória local do CTISM, em que cinco equipes do colégio tentaram a classificação. O melhor lançamento da equipe classificada alcançou 124 metros – era necessário obter no mínimo cem metros para estar habilitado ao evento nacional.

O CTISM vai custear as inscrições dos alunos na Jornada de Foguetes e as passagens rodoviárias de Santa Maria a Porto Alegre e do Rio a Barra do Piraí.

O evento é promovido pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira).

Acesse aqui a vaquinha para financiar as passagens aéreas do grupo.

A participação de estudantes do CTISM nas eliminatórias de lançamento de foguetes se deram através do projeto de ensino Clube de Foguetes, coordenado pela professora Lairane Rekovvsky. O projeto promove reuniões semanais para que os alunos exercitem a construção dos foguetes e discutam melhorias. O Clube de Foguetes tem como bolsistas Maria Eduarda Machado de Oliveira – uma das alunas que irá a Barra do Piraí – e o ex-aluno do CTISM Lucas Cassol Colovini, que hoje cursa Engenharia Aeroespacial na UFSM.

Equipes de estudantes do CTISM participam de eliminatória para a Jornada de Foguetes, em maio, no Centro de Eventos da UFSM.

Segundo Lairane, o Clube de Foguetes “visa motivar estudantes para o estudo de ciências exatas, integrando de forma prática o conteúdo de várias disciplinas e tendo a colaboração de professores de diferentes áreas de conhecimento”.

por Rossano Villagrán Dias/NCI

fotos 1 e 2 Lairane Rekovvsky/Arquivo pessoal