Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM promove 9ª edição de ciclo afro-brasileiro neste sábado

Evento tradicional nos finais de ano no CTISM, o Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras (CEHCAB) terá sua nona edição neste sábado (24). Neste ano, o CEHCAB homenageia personalidades negras de destaque no mundo científico em vários momentos da história humana.

Como em todos os anos, serão apresentados no evento os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos de terceiro ano dos cursos integrados do CTISM, divididos em 17 grupos. Cada grupo pesquisou sobre a vida de uma personalidade negra. Na edição de 2018, pela primeira vez, as apresentações vão ser feitas em formato de stand. As quatro primeiras salas de aula do prédio principal do CTISM ficarão ocupadas pelos stands, e os estudantes vão explicar o conteúdo do seu trabalho às pessoas que se aproximarem.

Entre as 17 pessoas que foram tema dos trabalhos, estão o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson – autor de livros como Morte no buraco negro e célebre pela série de televisão Cosmos: uma odisseia no espaço – e a professora gaúcha Marta Nunes, da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), que possui pós-doutorado em Química pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e, atualmente, cursa mais um pós-doutorado pela Universidade da Califórnia.

Marta vai fazer a palestra inicial do CEHCAB, em que vai contextualizar o tema do evento. Em seguida, será lançado o Caderno de Resumos desta edição do ciclo, que reúne resumos dos 17 trabalhos dos alunos. O caderno estará disponível em e-book. O evento termina com a apresentação dos trabalhos nos stands.

por Rossano Villagrán Dias/NCI