Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Seminário Literatura em Foco promove palestra e debate sobre filme a alunos do Proeja

A professora Eli de Paiva Celidonio durante palestra no CTISM.

O CTISM promoveu, no dia 4 de dezembro, a primeira edição do Seminário Literatura em Foco. O evento teve como público os alunos do curso de Eletromecânica na modalidade Proeja. O seminário teve como primeira atividade a palestra Que é que eu tenho a ver com literatura?, da professora do curso de Letras da UFSM Eni de Paiva Celidonio.

Em seguida, foi realizado o Cine Debate, em que foi exibido o filme Minhas tardes com Margueritte, que conta a história de um jardineiro semianalfabeto que descobre o prazer da literatura ao conviver com uma idosa. Os estudantes tiveram a oportunidade de problematizar o filme “por intermédio de atividades de experimentação, desmistificando o estereótipo que se tem leitores”, de acordo com Gabriela Eckert Pereira, integrante do Programa de Apoio Pedagógico do CTISM, que organizou o evento em parceria com a docente Gisele Jacques Holzschuh e com o professor voluntário Gustavo Salin Nuh. Segundo Gabriela, o Cine Debate teve a finalidade de “refletir sobre a formação de leitores no contexto do Proeja”.

Foto: Rossano Villagrán Dias/Núcleo de Comunicação Institucional