Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM promove curso na área de automação industrial a alunos do colégio Maneco

Alunos do colégio Maneco durante treinamento no curso promovido pelo CTISM.

O CTISM promoveu, em dezembro, um curso de Programação de Controladores Lógicos Programáveis a alunos do ensino médio do colégio Manoel Ribas, o Maneco, de Santa Maria. O curso foi realizado no âmbito do CVTI (centro vocacional de tecnologia e inovação), projeto de extensão criado a partir de uma parceria entre o CTISM e o Colégio Politécnico. O projeto Introdução à Programação e à Robótica, do Maneco, também foi responsável pelo curso.

O curso ocorreu nos dias 3, 4 e 10 de dezembro e teve duração de 12 horas. Participaram 19 alunos dos três anos do ensino médio, sob orientação do professor André Eduardo Ventorini, do Maneco, e por Leonam Vieira Hemann, estagiário do curso de Automação Industrial do CTISM. O instrutor do curso foi o professor Luciano Caldeira Vilanova, do CTISM, que também coordena o projeto de extensão CVTI.

Estudantes do colégio Maneco conhecem o robô de soldagem do CTISM.

Durante o curso, os alunos tiveram atividades práticas de programação Ladder em simulador e no próprio CLP (controlador lógico programável), utilizando como apoio uma bancada de acionamentos eletropneumáticos. Os estudantes foram estimulados a criar sua própria programação para automações simples e, então, implementá-las de forma real na bancada de treinamento.

Além disso, realizaram visita aos laboratórios de eletrônica, automação, pneumática e soldagem do CTISM, onde conheceram os trabalhos desenvolvidos no colégio e equipamentos de treinamento utilizados em processos de automação industrial.

O CVTI já realizou cursos semelhantes nas cidades de Silveira Martins – onde possui um espaço de apoio ao ensino –, em São João do Polêsine e em Santa Maria, em áreas como plantas medicinais, cuidados de idosos, programação de CLP, gestão de projetos, o idioma talian, entre outros.

O projeto de extensão CVTI é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem o objetivo de promover atividades em áreas de interesse social. As ações são atendidas prioritariamente por CTISM e Politécnico, as escolas técnicas da UFSM.

Segundo o professor Luciano, coordenador do projeto, o CVTI provoca “um processo de inclusão social por meio da formação profissional com metodologias inovadoras de aprendizagem”. “Dessa forma, pretende articular a UFSM por meio das suas unidades de educação profissional com as comunidades excluídas social e tecnologicamente”.

O projeto atende de maneira preferencial a região administrativa Oeste de Santa Maria e os municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.

As escolas interessadas em receber o projeto podem fazer contato com o professor Luciano pelo e-mail vilanova@ctism.ufsm.br.

Fotos: Luciano Caldeira Vilanova