Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM agora conta com dois professores detentores de bolsa de produtividade do CNPq



Recentemente o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) divulgou o resultado da Chamada para Pesquisadores de Produtividade e agora o CTISM passa a contar com dois professores com bolsa de produtividade PQ. O Professor Alysson Raniere Seidel, que já era bolsista, renovou a sua cota e subiu do nível 2 para o nível 1-D, e o professor Adriano Peres de Morais foi contemplado com a bolsa de produtividade nível 2.

A bolsa de produtividade PQ, que tem duração de 3 a 4 anos e pode ser renovada, tem objetivo de apoiar pesquisadores com atuação em destaque em projetos voltados ao desenvolvimento e disseminação tecnológica.

Para o Professor Adriano, a bolsa é um sinal de reconhecimento. Adriano destaca que a bolsa PQ permite a participação em uma série de processos cruciais para a ciência nacional, tais como concessão de bolsas e auxílios à pesquisa, certificação e avaliação de programas de pós-graduação, formulação de políticas públicas em ciência e tecnologia, composição de corpo editorial de periódicos científicos, assim como na elaboração dos critérios de acesso à própria bolsa PQ.

Para o Professor Álysson, a bolsa também é importante para concessão de auxílios à pesquisa, além de diversas modalidades de bolsas de iniciação científica e pós-graduação. A bolsa PQ traz também obrigações para o pesquisador como o de desenvolver o projeto proposto e, sempre que solicitado, realizar avaliações relacionadas à pesquisa. O acesso à modalidade de bolsa faz com que naturalmente o pesquisador continue na pesquisa, proporcionando a participação de alunos de todos os níveis de formação no laboratório de pesquisa e desenvolvimento em eletrônica do grupo de pesquisa GSEC do CTISM/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-4290

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes