Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Encontro de Estagiários promove debates e relatos sobre o mercado de trabalho

A terça-feira do dia 18 de junho foi um dia movimentado no CTISM. O XXVI Encontro de Estagiários e Supervisores de Estágio reuniu alunos e ex-alunos, professores e servidores no auditório Wilson Aita. A 26ª edição foi dividida em dois turnos: manhã e tarde. A primeira parte foi das 7:30 às 12:00 e a abertura contou com falas do Vice-Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, do Diretor do CTISM, Prof. Rafael Adaime Pinto e do Diretor do Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias (DREC), Adm. Diego Russowsky Marçal. Também esteve presente o Prof. Marcelo Freitas da Silva, Coordenador da Coordenadoria de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – CEBTT.

Realizada a abertura, o CEO da Ziglab e Diretor de Inovação e Criatividade do Santa Maria Tecnoparque, Lucas Silva da Costa, assumiu o palco e trouxe uma palestra sobre Inovação e Criatividade, fomentando a discussão sobre as novas formas de empreender e estimular a produção criativa.

Lucas Silva da Costa, CEO da Ziglab e Diretor de Inovação e Criatividade do Santa Maria Tecnoparque.

Após a degustação do Coffee Break, o público se reuniu novamente no auditório para prestigiar os relatos de ex-alunos sobre as suas experiências de estágios, onde puderam conversar sobre os diversos tipos de estágio disponíveis e seus desafios e possibilidades. O público aproveitou para tirar dúvidas, entre elas sobre como foi feita a conciliação de estudos e estágio e sobre as burocracias envolvidas no processo.

Às 19h, com uma audiência formada pelos estudantes dos cursos noturnos do CTISM, o Analista de marketing de produto da Altus Sistemas de Automação, Nicolas Fratti Nunes, trouxe os conceitos e desafios da Indústria 4.0. Foi um momento de reflexão sobre os tipos de indústrias já vividas e de avaliar o que vem pela frente, para que haja a possibilidade de prepara-se para atuar profissionalmente nesta indústria.

Diretor do CTISM, Prof. Rafael Adaime Pinto e Nicolas Fratti Nunes, Analista de marketing de produto da Altus Sistemas de Automação.

Depois do Coffee Break, foi a vez de ex-alunos e atuais alunos dos cursos noturnos compartilharem as suas experiências, falando sobre as suas experiências de estágio e o que encontraram no mercado de trabalho.

A pluralidade de vozes que compartilharam as suas experiências mostrou que cada pessoa vivencia esta etapa de uma forma totalmente única, tirando aprendizados que levam para as suas vidas, tendo continuado na área ou seguido para outra.