Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Evento comemora os 12 anos do PROEJA com lançamento de livro sobre o projeto

No dia 17 de junho foi realizado o Evento de Valorização do EJA para EPT e o lançamento do livro “Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: o PROEJA entre disputas, políticas e experiências”, de autoria da Professora Mariglei Severo Maraschin. Durante a ocasião alunos e professores falaram sobre a importância do projeto. A aluna Meriel, da turma 318, falou da importância do curso na sua vida e o aluno Antão Dias, da primeira turma, também falou da sua trajetória no curso, iniciado em 2008, e os demais cursos que realizou no CTISM.

O professor Cláudio Nascimento falou em nome dos professores. Também foram realizadas apresentações musicais onde a aluna Meriken, do Integrado, e o aluno Kévin, da Eletrônica Industrial, puderam abrilhantar a atividade com músicas.

O PROEJA é uma modalidade de oferta do Ensino Médio integrado à Educação Profissional para jovens e adultos – alunos que não tiveram acesso a educação básica na idade comum. O CTISM oferta há 12 anos o curso de PROEJA Eletromecânica, formando jovens e adultos para inclusão no mundo do trabalho ou melhoria das condições de trabalho, além de elevação da escolaridade, sendo a única instituição que oferta EJA EPT em nível médio em Santa Maria. A Educação de jovens e adultos é uma política muito importante de inclusão destes na escolarização e no mundo do trabalho.

Com a temática do PROEJA e dos desafios na educação de jovens e adultos, a Professora Mariglei Severo Maraschin lançou o seu livro “Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: o PROEJA entre disputas, políticas e experiências”. Fruto da sua tese de doutorado, o livro é direcionado principalmente aos profissionais da Educação, pesquisadores da educação profissional, das políticas públicas educacionais e da Educação de Jovens e Adultos.

Mariglei possui graduação em Pedagogia e especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (UFN). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA e da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN.

O livro é dividido em quatro capítulos que visam discutir as políticas educacionais, o trabalho pedagógico, os institutos federais, os sentidos de trabalho e tecnologia e a participação da classe trabalhadora, partindo da análise do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o qual coordena. Seu trabalho pode ser encontrado em livrarias de Santa Maria, CESMA e livrarias online.

Fotos: Biara Simões