Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais desenvolve projeto em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica



O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GSEC) teve o seu projeto de pesquisa aprovado em processo seletivo da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A pesquisa aprovada trata da projeção e desenvolvimento de um carregador de banco de baterias para emprego em subestação de energia elétrica. A ideia é desenvolver um carregador com características e funcionalidades especiais que atendam a necessidade da empresa e ao mesmo tempo contemple o desenvolvimento de pesquisa na UFSM. 

O grupo vem desenvolvendo pesquisas na área de sistemas de potência e eletrônica de potência há algum tempo, mas observaram que a atuação nas áreas distanciava os pesquisadores de um objeto de pesquisa em comum. Um dos integrantes do projeto, o Professor Dr. Adriano Peres Moraes, bolsista produtividade do CNPQ – PQ-2, participou de um Workshop de divulgação dos projetos da CEEE e identificou um tema que abrangeria as duas áreas, antes distantes em termos de pesquisa. Após o Workshop, a Companhia Elétrica lançou uma chamada para pesquisa e desenvolvimento (Edital 2018 – P&D), na qual o Grupo se inscreveu e submeteu a sua proposta, sendo selecionados.

Além do Professor Adriano, o GSEC também é integrado pelo Professor Dr. Leandro Roggia e pelo Prof. Dr. Álysson R. Seidel, bolsista produtividade do CNPQ-1D e coordenador do projeto. O conhecimento do tema pelos professores foi definidor na construção do projeto que, aliado às experiências do grupo, qualificou o projeto para a conquista. Agora o projeto está sendo implementado, tendo sido iniciado com reuniões para detalhamento dos pontos principais do projeto e das alterações necessárias para que, no final da execução do projeto, que ainda não possui data de lançamento, o produto seja entregue à CEEE atendendo aos requisitos estabelecidos pela Companhia e aos princípios da produção científica.

Além da oportunidade de reconhecimento e desenvolvimento de anos de pesquisa, o projeto também trará recursos para o CTISM, proporcionando compra de equipamentos, material de consumo, bolsas de estudo, recursos de diárias para participação de reuniões e eventos, entre outros, que serão utilizados para o projeto. O CTISM conta também com outro projeto de pesquisa no mesmo âmbito com a CEEE-D, coordenado pelo Professor Olinto Cesar Bassi de Araujo e integrado pelo Professor Adriano Peres de Morais, sendo de suma importância para a consolidação do CTISM como um centro de fomento e produção de pesquisas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-5110

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes