Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prédio 05 do CTISM passará por uma reforma reestruturante com previsão de duração de 6 meses



O prédio 05 do CTISM passará por uma reforma reestruturante com previsão de duração de 6 meses. A obra possui demandas antigas e modificações necessárias para a melhoria da infraestrutura do CTISM e foi iniciada no dia 9 de dezembro. A prioridade da reforma é a troca do telhado, que ao longo dos anos recebeu somente manutenções paliativas e que já não possuem mais efetividade. A reforma inicial abrange o prédio 05. Os anexos (A e B) e o pavilhão não estão incluídos na obra, com exceção do piso da sala 301 (Anexo A).

A cobertura apresenta diversos problemas que comprometem inúmeros espaços do prédio 05, como infiltrações em salas e laboratórios que ameaçam a preservação de móveis, computadores e outros aparelhos. Também será trocado o piso em diversas salas, que atualmente são de parquet e possuem desgaste e muitas peças soltas, comprometendo o bem estar das pessoas que circulam pelas salas, por um piso frio, que apresenta menor necessidade de manutenção e portanto representando uma solução com melhor custo-benefício. As paredes do prédio apresentam rachaduras, fissuras e desgaste no reboco, alguns começando a se desprender nas últimas semanas. 

Atual fachada do CTISM, antes da reforma.

A demanda é uma solicitação antiga, sendo por diversas vezes solicitado auxílio da Pró-Reitoria de Infraestrutura – PROINFRA em busca de uma solução mais efetiva, solicitando providências quanto às infiltrações e problemas de reboco. Visando realizar o investimento com melhor custo benefício, foi solicitado à PROINFRA um estudo para substituição de parte do telhado defeituoso por um terraço impermeabilizado, com objetivo de aumentar a área de convivência do CTISM. A resposta a essa demanda veio através de um estudo técnico atestando a impossibilidade de criação deste espaço. 

Diante destes fatos, foi solicitada como obra prioritária do ano de 2019 a reforma do prédio 05 de forma a corrigir os problemas de forma definitiva, efetuando a troca de grande parte do telhado do prédio 05, bem como pisos defeituosos, correções de reboco e pintura do prédio. Como em qualquer reforma, ainda que planejada, haverá transtorno em função da sua execução. Solicitou-se primeiramente a realização dos serviços de maior vulto, como troca de telhado e pisos, aproveitando o período de recesso acadêmico. 

Área interditada no prédio 05.

No entanto, como é uma obra grande, contratempos e inconvenientes são normais neste tipo de situação, incluindo barulho, acúmulo de entulhos, produção de poeira, odores fortes do materiais empregados, acessos de terceirizados da empresa contratada, restrições de espaços, interrupção no fornecimento de energia (previamente comunicado), dentre outros. Apesar dos esforços para agilizar a obra aproveitando o recesso acadêmico, em função do volume de trabalho é provável que serviços ainda estejam sendo executados durante o primeiro semestre letivo de 2020.

Portanto, é necessária a compreensão e colaboração da comunidade do CTISM para que essa importante obra possa fluir desde já da melhor forma possível. A correção de problemas e melhorias obtidas com a reforma irão trazer ganhos a toda a comunidade do CTISM, promovendo uma espaço harmônico e adequado a alunos e servidores da instituição. As Direções (DG, DT, DA, DE, DREC) são responsáveis pelas ações e solicitações de reformas e melhorias no CTISM. 

Atual cobertura do CTISM.

Vale ressaltar que a reforma do prédio 05 é uma das diversas modificações, reformas e construções solicitadas ao longo dos últimos dois anos, conforme pode ser conferido de forma detalhada nas próximas páginas deste boletim especial. 

Aproveitamos para agradecer a compreensão e colaboração dos usuários do Prédio 5C, o qual passou por uma ampla reforma no primeiro semestre letivo de 2019. Apesar de diversos contratempos, as atividades acadêmicas do prédio continuaram normalmente, mesmo que adaptadas. Assim como o prédio 5D, que passou por correções em garantia também em 2019.

O Diário de Santa Maria publicou uma notícia sobre a obra, que pode ser conferida aqui.

Confira outras solicitações em andamento, modificações já realizadas e mais imagens no Boletim Especial.


RECOMENDAÇÕES AOS USUÁRIOS DO PRÉDIO 05
• Na medida do possível, guardar os materiais mais sensíveis e portáteis em armários devidamente chaveados. Caso necessitem, certos equipamentos poderão ser armazenados nas salas 160 e 161 do Anexo B, devidamente identificados (as chaves para acesso a essas salas estarão na portaria). Essas salas estarão disponíveis a partir do dia 18/12/2019

• Aos usuários/responsáveis por laboratórios, salas de servidores e departamentos, solicitamos que organizem os materiais da melhor maneira possível, agrupando e cobrindo equipamentos e mobiliário (sacos plásticos e lonas estão disponíveis no almoxarifado setorial para essa finalidade). Se possível, aproveitem as últimas semanas de aula e a disponibilidade de alunos e bolsistas para auxiliarem nestas atividades.

• Informamos que não existe no CTISM servidores cuja atribuição seja o carregamento de materiais. Também não está disponível o agendamento de serviços de mudança oferecido pela PROINFRA (conforme memorando circular nº 013/2019 – CSG/PROINFRA). Por isso é necessário a colaboração de todos.

• Pedimos que deixem afastado das paredes os armários, mesas, gaveteiros, e demais materiais, para que a equipe da reforma possa realizar a reparação e pintura das paredes (que pode causar poeira, respingos de tinta).

• A reforma inicial abrange o prédio 05. Os anexos (A e B) e o pavilhão não estão incluídos na obra, com exceção do piso da sala 301 (Anexo A).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-5137

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes