Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

III SEMINÁRIO ESPERANÇANDO: JANELAS PARA O MUNDO

SEMINÁRIO VIRTUAL DISCUTE OS DESAFIOS DA VIDA PÓS-ACOLHIMENTO PARA JOVENS QUE, AO COMPLETAREM 18 ANOS, PRECISAM DEIXAR OS ‘ABRIGOS’ DA CIDADE

O Projeto de Extensão Esperançando, da UFSM, realiza seu III Seminário voltado a toda a comunidade santa-mariense com objetivo de discutir ações concretas que possam ajudar os jovens que vivem em abrigos na difícil transição para a vida pós-acolhimento institucional

Nos dias 25 e 26 de novembro, será realizado o III Seminário Esperançando: Janelas para o Mundo, promovido pelo Observatório dos Direitos Humanos e pelo Projeto de Extensão Esperançando, da Universidade Federal de Santa Maria. A professora do CTISM, Raquel Bevilaqua, faz parte do projeto desde fevereiro deste ano e diz que o evento visa proporcionar um espaço de reflexões e debates sobre a construção e fortalecimento de uma ampla rede de cooperação entre diversos setores, instituições e pessoas da sociedade santa-mariense para ajudar adolescentes acolhidos a construir sua autonomia pessoal e profissional, preparando-os para a vida pós-acolhimento. O público-alvo do evento são integrantes de associações e instituições públicas e privadas das áreas da saúde, educação, assistência social e direito; representantes e profissionais das duas instituições de acolhimento da cidade; professores e acadêmicos dos cursos da área de ciências sociais e humanas, como de serviço social, psicologia, direito e outros; empresários e profissionais liberais de diferentes áreas; e a sociedade santa-mariense em geral.

O Seminário será transmitido pela página do Facebook do projeto (Facebook.com/Esperancando) para toda a comunidade no dia 25/11, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link (https://forms.gle/mRutP9UYZyg9gVpz8)  ou na própria página do projeto no Facebook. Na programação, haverá a participação do Grupo Nós, do Instituto Fazendo História (São Paulo), que realiza, desde 2005, um trabalho de excelência com adolescentes em processo de transição para a vida adulta pós-acolhimento, com foco na autonomia e inseridos na comunidade. Além disso, a Dra. Gabriela Bobsin, Juíza da Infância e Juventude de Santa Maria, também estará presente. No dia 26/11, o evento é voltado para os adolescentes das duas instituições de acolhimento da cidade, e contará com a participação especial de jovens do Grupo Nós, que compartilharão suas experiências na transição para a vida pós-acolhimento.