Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Reforma do prédio 5

O prédio 5 por ser uma das construções mais antigas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) estava necessitando passar por uma reforma, e após muita espera, a reforma foi concluída. A obra começou em dezembro de 2019, e possuía demandas antigas e modificações necessárias para a melhoria da infraestrutura do colégio.

A prioridade da reforma era a troca do telhado,que ao longo do tempo recebeu manutenções paliativas e que já não possuía mais efetividade. “Diversas soluções paliativas foram sendo realizadas ao longo do tempo, porém, os problemas retornaram de forma recorrente. Assim, com vistas a uma solução de longo prazo, a direção como um todo realizou um esforço para que uma ampla reforma pudesse ser realizada”, afirmou Tiago Rizzetti, Diretor do Departamento Técnico do CTISM.

Além disso, outros problemas foram relatados pelos frequentadores, como o mau estado de conservação dos pisos e da pintura. O critério adquirido para definir os principais pontos a serem solucionados se deu através do levantamento dos registros de problemas, tanto os que são realizados por e-mail, quanto aqueles realizados via chamados de suporte no sistema disponibilizado pelo Departamento Técnico (DT).

A reforma supriu as expectativas de quem frequentou o colégio após os reparos, como foi o caso do Tiago, “Os pisos antigos, que foram substituídos, apresentavam uma necessidade de manutenção recorrente. Já os novos materiais empregados apresentam menor necessidade de manutenção, em função do tipo de piso, e da mesma forma, devem apresentar elevada durabilidade. Quanto ao telhado, após a sua substituição e conserto não se identificou mais infiltrações que se apresentavam de forma recorrente em várias salas. Por fim, a pintura, tanto externa quanto interna, além de necessária para conservação do prédio, tornou o ambiente agradável e preparado para receber toda a comunidade acadêmica”.

Nos últimos anos, no CTISM estão sendo realizadas várias melhorias referentes à infraestrutura física, como por exemplo os prédios 5D e 5C. “Infelizmente os estudantes ainda não puderam usufruir das instalações reformadas, em função da pandemia, mas ela está pronta para quando a situação permitir o retorno presencial” diz o Diretor do Departamento Técnico.