Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Ciclo de Palestra para os Cursos Técnicos em Mecânica e Soldagem do CTISM

Ocorreu nos dias 7/11 ao 11/11 ciclo de palestra no auditório do SAB prédio 5E no CTISM, as empresas que palestraram foram as SR elevadores, TSB máquinas, Agrimec, Balmer, Stara e a Thor, as palestras foram direcionadas aos alunos dos cursos técnicos em mecânica e soldagem.

O ciclo de palestra foi organizado e mediado pelo coordenador do curso técnico em mecânica subsequente, Professor Miguel Guilherme Antonello, e contou com o apoio dos professores da mecânica Luciano Retzlaff, Claudio Roth e Mauro Menegas. Nos intervalos das palestras houve momentos de interações entre alunos, palestrantes e professores. E também um pequeno coffee break

Durante as palestras foram abordados temas técnicos que mostram e descrevem a vivência na prática das empresas, com o objetivo de unir com o conhecimento teórico e prático para a formação dos alunos do colégio.

Como no caso da palestra da empresa Balmer, em que a empresa trouxe uma fonte multiprocesso de soldagem que hoje em dia é uma das fontes de soldagem mais modernas no Brasil e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer.

A programação começou com a palestra da empresa SR elevadores no dia 7/11, com o tema “Transporte vertical de passageiros: tecnologias e aspectos construtivos”, ministrada pelo Rafael Fagan, colaborador da empresa e ex aluno do CTISM dos cursos de nível médio em mecânica industrial e eletrotécnica.

E no dia 8/11 foram duas palestras a primeira foi a empresa TSB máquinas,  com a tema da palestra sendo “ Os desafios de empreender: o caminho da concepção até a inserção do produto no mercado”, ministrada pelo empresário Leonardo Kozoroski Veiga egresso do CTISM do curso técnico em mecânica.

A programação continuou no dia com a palestra “Desenvolvimento de implementos agrícolas para aumentar a produtividade na lavoura”, pela empresa Agrimec, foi  ministrada pelo o supervisor de planejamento e controle de produção da empresa, Adriano Simionato e por Fernando Iensen.

No dia 9/11 foi a vez da empresa Balmer, com o tema “Equipamentos sinérgicos, multiprocessos, pulsados, programáveis, com a arquitetura para sistemas da indústrias 4.0”, a palestra contou com o diretor técnico da empresa o Luciano Fricke e o Promotor Técnico Fabio Spader.

Na quinta dia 10/11 a empresa Stara apresentou para os alunos a palestra “ Processos de soldagem: case da stara”  palestra foi ministrada Lucas Ghellioni Borges, atualmente analista de processos de solda na engenharia de manufatura da empresa.

A última palestra foi da empresa Thor máquinas e montagens, a palestra foi ministrada pelo Elson Ricardo dos Santos com o tema “ Projetos de máquinas para reaproveitamento de subprodutos de frigoríficos”.

Ao final de cada palestra, os palestrantes receberam um presente com a marca do CTISM. Como agradecimento da participação e contribuição

O objetivo do evento é fazer uma aproximação entre as indústrias e a instituição CTISM, proporcionando uma integração entre teoria e prática, além de possibilitar e viabilizar estágios para os nossos alunos.

Como destaca o coordenador dos curso técnico em mecânica o Prof.Dr Miguel Antonello “A intenção do evento é contribuir cada vez mais para a formação de nossos alunos, para que seja possível unir os conhecimentos teóricos/práticos transmitidos nas disciplinas dos cursos técnicos com as vivências práticas de chão de fábrica compartilhados pelas empresas. Desta forma, possibilitando ao aluno uma visão ampla da área que ele atuará num futuro próximo”.

O CTISM agradece as empresas e os alunos que participaram e destaca que o ciclo de palestra foi de suma importância, tanto para as empresas quanto para os alunos.