Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ensino

Página dedicada a Produções na área de Ensino.

Exposição”Por detrás das formas”

 

Por detrás das formas, atividade realizada com os alunos dos cursos técnicos integrados do CTISM teve como objetivo registrar, através da fotografia, formas geométricas presentes no cotidiano. 

Proposta pela professora Suziane Bopp, da disciplina de matemática, contando com o apoio da monitora da disciplina, Lorena Pirovani, do professor Pedro André Pires e um grupo de alunos. Com intuito de perceber a matemática no cotidiano, ampliar os conhecimentos e exercitar a criatividade, a atividade contou com fotografias de diversos alunos dos técnicos integrados de formas como circuncentro, decágono, apótema, setor circular, losango, entre outros. No instagram do apoio pedagógico do CTISM foi realizado um quizz, utilizando as fotografias, para testar os conhecimentos matemáticos sobre as formas de forma interativa.

As cinco fotos mais curtidas no instagram do apoio pedagógico foram enviadas a dois fotógrafos que selecionaram três delas, avaliando critérios técnicos, que serão colocas em um quadro, este ficará exposto no laboratótio de matemática do CTISM e o primeiro lugar ganhará um Xis, que será entregue ao ganhador.

Confira as fotos e o quizz no instagram do apoio pedagógico: www.instagram.com/apoioctism/

 

EDIÇÃO 2020 DAS “BATALHAS DESARMADAS DE SLAM” DE GEOGRAFIA NO CTISM

 

No dia 09 de julho aconteceu a 3ª edição das “Batalhas DESARMADAS de Slam”. Este projeto vem ocorrendo desde 2018 nas aulas de Geografia, da professora Jacqueline Myanaki, com o objetivo de estudar os conflitos armados no mundo. Neste 2020, tivemos uma versão online adaptada, em virtude da necessidade do distanciamento social e também a parceria com a disciplina de Literatura na etapa de produção textual, com participação da professora Fabiana Veloso de Melo Dametto.

O projeto das “Batalhas DESARMADAS de Slam” é uma adaptação das Batalhas de SLAM que têm origem em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1980. No Brasil, estas manifestações ganharam as ruas de São Paulo, em 2008, e desde então, se espalharam por todo o país, com Slams representativos de vários grupos sociais e coletivos, como um espaço para manifestações livres, democráticas e educativas.

No CTISM, há três anos que as Batalhas têm ocorrido entre grupos das turmas de segundos anos do ensino médio integrado, sendo que na etapa final concorrem seis grupos, dois de cada turma. Apesar das adaptações, as três regras básicas tem sido respeitadas: poemas autorais, 3 minutos de duração e somente uso da expressão corporal na apresentação, sem figurinos, adereços ou acompanhamento musical. Entretanto, a temática tem sido restrita à análise e percepção sobre os conflitos armados no mundo, por se tratar de uma atividade que vem sendo realizada no âmbito das aulas de Geografia.

Este ano tivemos apenas uma grande etapa da atividade no formato de live com a participação dos 23 grupos, das três turmas, ao mesmo tempo. Os grupos puderam optar livremente pela declamação dos poemas de forma coletiva ou individual. O júri composto pela professora Camila Farias da Silva e professor Ivan Zolin, que participou das três edições, selecionou cinco apresentações que poderão ser apreciadas clicando nos nomes dos trabalhos escolhidos ou clicando aqui.

 

Estudantes do CTISM classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Informamos, com muito orgulho, os nomes dos nossos alunos dos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que participaram da 1ª fase da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), que teve a realização da sua prova de forma online devido a pandemia, e foram classificados para a 2ª fase!

1º anos
Isabela Biolo Vieira
Liza Gomes da Costa
Luísa Fantoni Zanon
Miguel Brondani
Nicole Yasmim Schmidt
 
2º anos
Igor Taetti Rossato
Mariana Lopes Pillon
Mariana Marianof Bandinelli
Bruno Camargo Machado
 
3º anos
Matheus Machado Cezar
 
O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria parabeniza cada um dos estudantes classificados e seus professores!
 

A Olimpíada Nacional de Ciências – ONC é uma ação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) através da Coordenação Geral de Popularização da Ciência, organizada pela Universidade Federal do Piauí.

Segue abaixo o link com a relação dos(as) estudante classificados:
 

Alunos do 3º ano do CTISM podem enviar fotos para mostra sobre vivências no Colégio

A partir de um projeto integrado entre as disciplinas de História, Sociologia e Literatura, com o apoio do Departamento de Ensino, está em curso no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) a elaboração de uma Mostra de Fotografias sobre os momentos mais significativos que os estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio vivenciaram na instituição.

Para participar da mostra, cada estudante deverá inscrever uma fotografia que represente um momento inesquecível vivido por ele no CTISM, acompanhada de um relato pessoal. A mostra, intitulada “Foi memorável: nossas vivências no CTISM”, estará disponível ao público a partir de 23 de setembro, Dia do Técnico Industrial, no site e nas redes sociais do Ctism.

A relevância da atividade no atual contexto de isolamento social reside no fato de que as identificações são construídas a partir de referências dimensionadas no espaço e no tempo, e é através delas que os estudantes se posicionam diante do mundo, se apresentando, por exemplo, como “estudante do CTISM”. Por isso, as experiências nesse espaço (Colégio) e nesse tempo (Ensino Médio), sentidas de acordo com a subjetividade de cada um, ajudam a construir quem são e quem serão. Expressar essas vivências é, pois, um ato que ativa a memória e oblitera o esquecimento.

 

Alunos dos cursos técnicos integrados realizam atividade ”COMO SERIAM AS REDES SOCIAIS DOS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA?”

Os(as) estudantes dos cursos técnicos integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) têm produzido diferentes tipos de atividades durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), proposto pela UFSM. Uma dessas atividades foi desenvolvida na disciplina de Sociologia, com os segundos anos dos cursos técnicos em Mecânica, Eletrotécnica e Informática para internet, integrados ao Ensino Médio.  

Proposta pela professora Camila Farias da Silva, a atividade teve como objetivo estimular e exercitar a criatividade, atrelada ao processo de ensino/aprendizagem de temáticas, ideias e conceitos desenvolvidos por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber (autores clássicos da sociologia), – elementos presentes no cotidiano dos(das) estudantes. O desenvolvimento consistiu na elaboração de uma proposta de rede social para um desses autores, imaginando, caso Marx, Weber e Durkheim estivessem vivos hoje, e utilizassem uma rede social, como ela seria?

Os trabalhos podem ser conferidos aqui:

https://padlet.com/camilafariasdasilva/sociologia_classicos 

Segundo a professora, é importante que a comunidade da UFSM, em especial do CTISM, e o público em geral, interaja com as publicações, curtindo e/ou comentando os trabalhos. Essa é uma possibilidade de incentivar os(as) estudantes à contínua participação junto às atividades do período de REDE, além de valorizar suas produções em um contexto desafiante para a educação. 

Para você, o que representa o conhecimento?


Os(as) estudantes do curso técnico em eletromecânica integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) realizaram uma atividade na disciplina de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com a professora Camila Farias da Silva, na qual deveriam

produzir uma foto que respondesse a seguinte pergunta: Para você, o que representa o conhecimento? O objetivo da atividade foi a produção de um conteúdo de autoria dos(as) estudantes, estimulando a criatividade, que os fizessem refletir sobre o que eles associam ao significado de conhecimento.

Os trabalhos podem ser conferidos aqui:

https://drive.google.com/file/d/1QbyxWbVrDp_bUf1nxatI9YwfQYZpCa0N/view?usp=sharing

A professora chama atenção a importância da divulgação dos trabalhos realizados pelos(as) estudantes nesse período de Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). No sentido, principalmente, de valorizar e incentivar o engajamento nas atividades escolares nesse contexto que impõe diversas dificuldades para uma educação de qualidade.

Challenging single stories


Os alunos do nível intermediário de inglês do 2º ano dos cursos integrados, desenvolveram o trabalho Challenging single stories, juntamente com a Professora de Linguagens Raquel Bevilaqua. Com os objetivos de Refletir criticamente sobre o perigo da história única a partir da palestra da autora nigeriana Chimamanda Adichie na plataforma Ted Talk (link: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=en); Contar e desafiar as histórias únicas que os estudantes já ouviram durante suas vidas; Divulgar essas histórias para inspirar outras pessoas a desafiarem estereótipos e preconceitos criados por histórias únicas.

 

 jun-2020_ebook_challenging single stories_19_jun 

Murais coletivos de Geografia; 

 
 
Motivados pelo estudo dos temas relativos à climatologia e dos fenômenos climáticos, para os primeiros anos, e geografia das populações para os segundos anos, nas aulas de Geografia, os alunos foram desafiados a pesquisar sobre estes assuntos a fim de construir murais coletivos no Padlet.
A proposta para os primeiros anos foi descobrir iniciativas que contribuam para amenizar os impactos climáticos no mundo, descrevê-las e localizá-las no mapa mundi. 

Para os segundos anos o desafio foi encontrar peculiaridades sobre os povos do mundo todo, estruturas das populações, indicadores de qualidade de vida e o impacto das migrações, por exemplo, também localizando-os no mapa mundi.

Navegue pelos links: 
 
Primeiros anos: 
“Cuidando do Planeta – Boas iniciativas em favor do clima global espalhadas em todos os cantos”: https://padlet.com/profgeojacqueline/Bookmarks
 
Segundos anos:
“Gente no Mundo – Curiosidades sobre populações no mundo”: https://padlet.com/profgeojacqueline/icqisgl4oyppj9mq
 
        

 

 
 
 

CTISM NEWS

O CTISM News é um telejornal onde mostramos a importância ambiental, econômica e social da coleta seletiva, bem como o pioneirismo do CTISM na organização de uma logística para o correto descarte de resíduos.

Link: https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1584127531 

Responsável pela edição do vídeo: Ronaldo Palma – NTE/UFSM 

Participaram deste vídeo:

Profª Josiane Pacheco Menezes

Ronaldo Palma – NTE/UFSM

Profª Raquel Bevilaqua

TAE Nisiael de Oliveira Kaufman

Marcel Jacques

Ricardo Machado

TAE Franciele de Lima Machado

Paola Schramm

Prof Alessandro de Franceschi

Prof Luciano Becker

Desenvolvimento de plotters utilizando a plataforma Arduino

Este projeto visa o desenvolvimento de impressoras (plotters), utilizando-se para este fim da plataforma microcontrolada Arduino, além de materiais reciclados. Visando a sustentabilidade do equipamento construído, o material selecionado foi retirado de diversos equipamentos eletroeletrônicos descartados nos laboratórios de informática da Universidade Federal de Santa Maria e também de produtos eletrônicos obsoletos, como aparelhos reprodutores de DVD e impressoras. Os demais componentes eletrônicos, como LEDs e resistores, foram retirados de equipamentos descartados no lixo eletrônico do CTISM.

 

Para desenvolvimento do software de comando, utilizou-se programação em linguagem C e o Ambiente Integrado de Desenvolvimento Arduino. Atualmente um aplicativo está sendo desenvolvido e atuará na função Interface Homem Máquina (IHM). As estruturas mecânicas dos sistemas foram projetadas, compiladas e simuladas em computador, e após montagem do protótipo, o mesmo está sendo colocado em testes para validar seu funcionamento. As próximas etapas serão o desenvolvimento de placas de comando dedicadas para estudo de viabilidade técnica do sistema, a construção de novos protótipos, execução de novos testes com a finalidade de comprovar a eficiência do equipamento, ações corretivas e definição de padrões e, por fim, a documentação técnica e outras publicações técnicas. Este projeto conta com apoio do CTISM.