Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Ações Sustentáveis

O Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Ações Sustentáveis (GMAS) foi fundado no ano de 2015 com o objetivo de associar pesquisa científica à aplicação de ações sustentáveis. Inicialmente o grupo possuía o objetivo de centralizar as ações que pudessem ser implementadas no Colégio Técnico Industrial, mas atualmente desenvolve pesquisas cujos resultados podem ser implementados tanto na instituição quanto na sociedade.

Por se tratar de grupo multidisciplinar, podem participar do grupo alunos e acadêmicos que tenham interesse em desenvolver pesquisa e ações na área de sustentabilidade. Atualmente participam alunos dos cursos Técnico em Automação Industrial, Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e, colaboram servidores das áreas de Ciências Contábeis, Biologia, Engenharia Mecânica. Normalmente a seleção de bolsistas ocorre uma vez ao ano. O ingresso de estudantes sem bolsa é livre durante o ano, sob avaliação do líder do grupo.

Dentre os temas de pesquisa, são abordadas as “Compras Sustentáveis”, analises de custo benefício, eficientização no serviço público, destinação sustentável de resíduos sólidos e sistemas de aproveitamento e/ou reaproveitamento.

O GMAS é registrado no CNPq e certificado pela instituição.

Orientador: Jaiser Tapia
Email: acoessustentaveis@ctism.ufsm.br