Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Projeto Talian

O projeto teve início em setembro de 2017 e conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores, técnico-administrativos e alunos de diferentes áreas da UFSM e CTISM, além de membros externos à UFSM, inseridos no contexto histórico-linguístico-cultural da Quarta Colônia.

Fórum On Line da Diversidade Linguística Brasileira – IPOL

Em comemoração aos seus 18 anos, o IPOL – Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Políticas Linguística, tem a honra de anunciar o lançamento do Fórum On Line da Diversidade Linguística Brasileira.

Fórum On Line é uma iniciativa do Instituto e tem como objetivo conhecer um pouco mais sobre as línguas faladas no Brasil. As informações coletadas estarão disponíveis e poderão apoiar ações em defesa das comunidades linguísticas. Além disso, o Fórum proporcionará um mapeamento das línguas brasileiras oferecendo bases para ampliar o seu reconhecimento no âmbito de duas políticas linguísticas importantes: a Política da Diversidade Linguística do Brasil (INDL), criada pelo Decreto nº 7.387/2010 e a Cooficialização de Línguas por Municípios, criadas por leis Municipais. Atualmente, há no Brasil 07 línguas que foram inventariadas e são reconhecidas como Referência Cultural Brasileira, e 11 línguas que são cooficiais em 21 municípios.

Nesse momento, O Fórum on Line inicia suas ações com a língua Talian, cooficial em 06 municípios brasileiros e certificada como Referência Cultural Brasileira pelo INDL em 2014. O formulário possui perguntas em texto e áudios na língua de levantamento, nesse caso, o Talian. Todos que falam o Talian ou que, sendo descendentes de italianos, entendem as perguntas mas falam um “italiano diferente”, podem responder. Haverá possibilidade para que cada um escreva sobre isso, indicando inclusive o nome da variedade que fala. O essencial, para nós, é que o Fórum seja respondido por falantes das línguas.

Fórum Online 

Página Projeto Tailan