Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Engenheiros Florestais formados na UFSM/FW realizarão coleta de dados para o Inventário Florestal Nacional



As atividades serão realizadas na região Noroeste do RS e irão envolver 131 municípios.

 

 

Eng.FlorestalO Inventário Florestal Nacional (IFN), coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) objetiva a produção de informações sobre os recursos florestais do país para fundamentar políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação desses recursos, além do estoque energético disponível em nossas florestas. O estado do Rio Grande do Sul é um dos primeiros a receber esse projeto e a Mesorregião Noroeste será a primeira a ser estudada.
As atividades de levantamento de dados a campo iniciará neste e será realizado pela empresa frederiquense Saltus Consultoria Ambiental e Florestal, constituída em 2012. Além dos proprietários da empresa, estarão envolvidos mais 13 egressos da 1ª, 2ª e 3ª turmas do Curso de Engenharia Florestal formados na UFSM de Frederico Westphalen.

Ao todo serão instalados 184 pontos, sistematicamente a cada 20 km, em 13 microrregiões no noroeste gaúcho que irá envolver 131 municípios. Em cada unidade a vegetação será analisada e também serão recolhidas amostras de solo. Além disso, haverá entrevistas com a população local buscando identificar sua relação com a floresta.
As atividades de capacitação estão sendo ministradas pelo Serviço Florestal Brasileiro e Embrapa Florestas e recebem apoio institucional da UFSM Frederico Westphalen, com a disponibilização de local e estrutura para treinamento das equipes.
Este projeto recebe recursos do Fundo Global de Meio Ambiente (GEF, em inglês), operados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) 

O que é o Inventário Florestal Nacional (IFN)?
O IFN é um programa nacional, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, que tem o objetivo de produzir informações sobre os recursos florestais do país, a fim de subsidiar a formulação de políticas visando o uso e conservação de recursos florestais. O principal propósito da coleta de dados é fornecer informações, para tanto, são utilizadas técnicas de amostragem para possibilitar o monitoramento contínuo dos recursos florestais.
O levantamento de dados do Inventário Florestal Nacional será repetido a cada cinco anos, nos mesmos locais, e será realizado nacionalmente.


 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2630

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes