Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizam visitas técnicas em Bento Gonçalves

Todeschini1Os acadêmicos da disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA), no curso de Engenharia Ambiental Sanitária, realizaram no dia 09 de junho uma visita técnica na cidade de Bento Gonçalves, sob coordenação do Prof. Dr. Igor Senger. Os 40 acadêmicos visitaram a indústria da Todeschini e a Vinícola Miolo com o objetivo de colocar os acadêmicos em contato com as práticas empresariais e o mercado de trabalho, bem como verificar como são executados pelas empresas os principais conceitos de gestão trabalhados em sala de aula.
O primeiro destino dos acadêmicos foi a fábrica de móveis planejados Todeschini, na qual inicialmente foi feita uma breve apresentação, contemplando o histórico e evolução da empresa, além de explanarem sobre os aspectos relacionados com a gestão de pessoas. Além disso, as principais práticas do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiental – PROISO, que visa, através de diversas ações e práticas, diminuir os consumos de recursos naturais, como também reduzir os impactos ambientais, foram explicados detalhadamente. Para finalizar a visita na empresa, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a estação de tratamento de efluentes, também realizaram uma visita à fábrica e ao showroom.
Miolo1O segundo destino da viagem foi a Vinícola Miolo, que pertence a Miolo Wine Group que é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, lá os estudantes conheceram todo o processo de fabricação de vinho, desde os tipos de vinhedos, recebimento das uvas, processo de engarrafamento e um breve curso de degustação de vinhos e espumantes. Também foi dada uma atenção especial para o processo de gestão ambiental da vinícola.
A acadêmica do 4º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, Alexandra Lorini, ressalta que: “É muito importante como alunos do curso ver como são aplicadas as normas e leis ambientais em empresas assim, e ver de ‘perto’ também os métodos, os mecanismos e tudo mais, pra realização do tratamento de resíduos sólidos e de água, que são gerados nessa e em tantas outras empesas”. Ainda, a acadêmica Letícia Sippert salienta a relevância da viagem para o crescimento pessoal, “Quando buscamos por vincular os conhecimentos teóricos com a prática, passamos a ter uma visão mais ampla da vida profissional.”

Assessoria de Comunicação da UFSM-FW

assessoriafw@ufsm.br