Comunidade acadêmica elege delegados estatuintes na próxima quarta-feira (22)

Na próxima quarta-feira (22) acontece a eleição dos delegados da Estatuinte UFSM. O processo é setorial, ocorrendo em cada unidade da Instituição (centros de ensino, Reitoria, Husm, colégios e demais campi), e deverá eleger 135 delegados, 45% do total.

As campanhas das 22 chapas inscritas iniciaram no dia 8 de junho. O número de integrantes de cada chapa é proporcional ao tamanho da unidade que representa. Elas são compostas por docentes do quadro da UFSM em exercício e aposentados; técnico-administrativos em educação em exercício e aposentados; e estudantes regularmente matriculados no atual semestre em cursos da UFSM. Era obrigatório que no mínimo 30% da chapa fosse composta por mulheres, conforme o edital da eleição.

Toda a comunidade acadêmica pode participar da votação, que ocorre nos turnos de funcionamento de cada unidade, devendo fazê-lo em sua respectiva unidade. Para votar, é necessário portar documento de identificação com foto, podendo ser a Carteira do Sistema de Bibliotecas.

A apuração inicia ainda na quarta (22), a partir da entrega da última urna.

O processo será realizado pelas Comissões Eleitorais Setoriais, já indicadas pelas unidades. No caso do Husm, a indicação foi feita pelo Gabinete do Reitor. A divulgação dos resultados ocorrerá no local de apuração, e será seguida pela abertura do prazo para encaminhamento de recurso à Comissão Eleitoral, que durará 24 horas.

Depois de eleitos democraticamente pela comunidade, os delegados estatuintes realizarão debates e reunirão as principais ideias tratadas, para, logo em seguida, elaborar um documento que passará por aprovação, a fim de estabelecer o novo Estatuto da UFSM.

A Comissão Eleitoral Central, que coordena as eleições, foi nomeada pela Comissão Pré-Estatuinte e está composta por 18 membros: seis docentes, sendo dois lotados no campus de Santa Maria, um no campus de Frederico estphalen, um no campus de Palmeira das Missões, um no campus de Cachoeira do Sul e um no campus de Silveira Martins; seis técnico-administrativos em educação, sendo dois lotados em Santa Maria, um em Frederico Westphalen, um em Palmeira das Missões, um em Cachoeira do Sul e um em Silveira Martins; seis estudantes, sendo dois matriculados no campus de Santa Maria e outros quatro matriculados, cada um, em um dos demais campi da UFSM.

Calendário eleitoral:

20 de junho – Julgamento das impugnações e homologação do registro dos votantes e dos membros das mesas receptoras;

21 de junho – 23h59min: encerramento da campanha eleitoral.

22 de junho – realização das eleições nas unidades, respeitados os seus horários de funcionamento, com um período mínimo de 8 horas. A partir da entrega da última urna: início da apuração pelas Comissões Eleitorais Setoriais; divulgação dos resultados, no local de apuração; abertura do prazo para encaminhamento de recurso à Comissão Eleitoral.

23 de junho – 24 horas após a divulgação dos resultados, dá-se o término do prazo de recurso.

27 de junho– Entrega dos resultados e da documentação da eleição à Comissão Pré-Estatuinte.

Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti