CPA divulga índices de participação de alunos na pesquisa de Avaliação Docente

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) apresenta à comunidade acadêmica da UFSM dados relativos à participação dos alunos no preenchimento do instrumento de Avaliação Docente aplicada entre os dias 16 de junho e 15 de julho deste ano. A pesquisa foi aplicada de forma experimental, a fim de possibilitar a participação dos professores e alunos no aprimoramento do instrumento em consulta realizada de 21 de julho a 19 de agosto. Os índices de participação podem ser consultados nos links ao final da notícia.

A intenção da CPA é realizar ações de sensibilização para a próxima aplicação do instrumento, que será disponibilizado aos estudantes a partir da metade do 2º semestre de 2016. As datas ainda não estão definidas

A Avaliação Docente pelo Discente é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), com o apoio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Tal processo busca, por meio dos resultados da avaliação, garantir que as necessidades elencadas pelos estudantes sejam contempladas no planejamento de ações de melhoria nos cursos. Além disso, os resultados devem servir de subsídio aos professores para que possam refletir sobre a prática pedagógica.

Ainda no mês de setembro, os professores poderão acessar, no Portal do RH, os resultados da Avaliação Docente, disponibilizados em relatório geral e classificados por disciplina ministrada ao longo do primeiro semestre de 2016. Em outubro, a comunidade acadêmica terá acesso aos resultados gerais da Avaliação Docente agrupados por unidade de ensino e por curso oferecido.

A resolução N° 009/2015 regulamentou, no âmbito da UFSM, a estrutura e o funcionamento da CPA. Ela foi motivada por exigência prevista na Lei N°10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A legislação trouxe, como atribuições da CPA, a condução dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), bem como o dever de estabelecer as diretrizes para a constituição e o funcionamento, por unidade universitária, de subcomissões de avaliação setorial.

Índices de participação:

Nível de Graduação – modalidade presencial e ensino a distância (EaD)

Nível Médio

Nível Técnico – modalidade presencial e EaD