Cooperação Internacional entre o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-Frederico Westphalen e a University of Applied Sciences of Dresden

Marcos Benso, ex-aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Frederico Westphalen, ingressou no mês de outubro deste ano no programa de Mestrado em Engenharia Ambiental na University of Applied Sciences of Dresden – Alemanha. O programa de mestrado tem duração de quatro semestres, mas é também possível escolher somente um semestre caso o candidato queira se matricular como aluno de intercambio.

Em geral os critérios para a admissão no programa são os seguintes:

Ter graduação em Engenharia ou Ciências Ambientais, e apresentar um teste de proficiência na língua inglesa. O candidato deverá ter no mínimo 550 pontos no TOEFL, 6.5 no IELTS, ou um B no Cambridge Certificate in Advanced English or Cambridge Certificate of Proficiency in English. A UFSM aplica todos os anos de forma gratuita a prova de proficiência na língua inglesa TOEFL. Bolsas de estudos são oferecidas regularmente.

Maiores informações entrem em contato com o Professor Marcus Soares (marcus.soares@ufsm.br)

“Vir estudar na Alemanha tem sido um grande desafio, até porque nunca é fácil sair da zona de conforto. São muitas coisas pra se adaptar e o idioma parece ser uma barreira muito difícil pra quem é iniciante. A cultura alemã é bastante particular e muito interessante. Conviver com a questão da pontualidade e da maneira “direta” e sem rodeios de se comunicar é um grande aprendizado.

Dresden é uma cidade que proporciona bastante qualidade de vida para os seus moradores e apesar de ser uma capital, é muito organizada e segura. Dresden é um centro cheio de referências históricas, parques e lugares interessantes pra se conhecer e ainda possui uma vida noturna agitada, principalmente na Neustadt (cidade nova) com bares, pubs e restaurantes.

A Universidade de Ciências Aplicadas de Dresden é um excelente lugar para quem procura dar continuidade a sua formação acadêmica, mas prefere um enfoque na atuação profissional. A Engenharia Ambiental é um campo muito extenso e cheio de possibilidades, aqui, até o momento, tive contato com professores altamente gabaritados. A universidade fornece diversos laboratórios e uma infraestrutura de excelente qualidade para os seus alunos. Além disso, por ser um programa internacional o mestrado proporciona interação com estudantes de diversas partes do mundo, o que é muito interessante do ponto de vista cultural, mas também fornece boas trocas tanto técnicas quanto acadêmicas. Atualmente tenho colegas do Quênia, Coréia do Sul, Colômbia, Indonésia e também da Alemanha.

Recomendo o programa de mestrado para quem busca novos horizontes e novos desafios, os cursos são todos ministrados em inglês e os professores são muito receptivos e flexíveis. Além disso, existem diversas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento profissional e pessoal. Possuir fluência em alemão (mínimo B1) é bastante recomendado para conseguir mais oportunidades profissionais fora da universidade. “-  Marcos Benso.

marcosbenso