Grupo de Pesquisa em Hidrodinâmica Ambiental realiza Seminário de Estudos

O I Seminário de Hidrodinâmica Ambiental organizado pelo Grupo de Pesquisa em Hidrodinâmica Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Frederico Westphalen, foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, nas dependências da instituição.
O evento contou com a presença de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores que participaram de palestras acerca das pesquisas científicas desenvolvidas pelos membros do grupo promotor do Seminário.
O Seminário iniciou com apresentações plenárias relacionadas a pesquisas de trabalhos de conclusão de curso (Eng. Ambiental e Sanitária, Eng. Florestal), dissertações de mestrado e projetos de doutorado. Foram apresentadas 17 plenárias, cada uma delas com 20 minutos de explanação. Os assuntos abordados enfatizaram temas de pesquisas em áreas de aproveitamento sustentável dos recursos hídricos subterrâneos, dinâmica hídrica em zonas costeiras (mangues), simulação de banhados construídos para tratamento de esgotos, processos de erosão e escoamento em zonas urbanas, impacto da impermeabilização na recarga de aquíferos, saneamento ambiental, tratamento de água para abastecimento humano, uso de plantas para recuperação de áreas degradadas. O evento também contou com a exposição de pôsteres de trabalhos executados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Hidrodinâmica Ambiental.
No segundo dia do Seminário, a doutoranda Valeria Chavés Cerón ministrou o Curso: “Visão geral da Engenharia de Costas”, o curso teve por propósito apresentar aos acadêmicos da UFSM/FW os temas básicos da Engenharia de Costas, alguns exercícios práticos de análise das ondas e o trabalho executado pelo Grupo de Engenharia de Costas e Portos da UNAM – Universidade Nacional Autônoma do México. Valeria é intercambista do Instituto de Engenharia da UNAM, com financiamento do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) e do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) por meio do Programa Exceed.
A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Hidrodinâmica Ambiental, Prof.ª Dr.ª Malva Andrea Mancuso destacou a importância da realização deste I Seminário de Hidrodinâmica Ambiental, enfatizando o projeto de organizar um evento ainda maior no próximo ano. “O evento foi relevante por propiciar a discussão e divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos em nível de graduação e pós-graduação por alunos da UFSM na temática das águas e o meio ambiente. Durante o seminário foram indicadas as linhas de pesquisa priorizadas pelo grupo de pesquisa CNPq, em Hidrodinâmica Ambiental. Ao final do evento observamos e discutimos sobre a importância de ampliar a iniciativa de realizar em 2017 um evento de maior proporção, organizado no âmbito do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental, que inclua as distintas áreas do meio ambiente e permita a participação e interação com outras instituições que atuam nessa temática na região”, enfatizou Mancuso.
A comissão organizadora do Seminário foi composta pelos seguintes membros: Bruno Segalla Pizzolatti, Malva Andrea Mancuso, Mariza Camargo, Raphael Corrêa Medeiros, Patricia Rodrigues Fortes, Jéssica Formentini, Mariele Fioreze e Valeria Chavés Cerón.

seminário-1