Confirmação de vaga pelo SiSU terá novidades

coletiva 2Estudantes que fizerem a escolha por um dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen passam a confirmar sua vaga presencialmente no próprio Campus na segunda etapa, a chamada Lista de Espera. É mais um passo na consolidação do uso do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, pela instituição. A novidade foi anunciada hoje, 1 de dezembro, em entrevista coletiva com o Coordenador de Planejamento Acadêmico da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, buscando atender da melhor forma os futuros estudantes da Universidade, primando por oferecer amplo acesso ao ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado. Confira a coletiva completa: http://migre.me/vENfy.

Todos os detalhes sobre o ingresso via SiSU serão divulgados em edital específico da UFSM em janeiro, após a divulgação das notas do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Para 2017.1, a UFSM oferecerá 205 vagas no Campus FW, boa parte delas destinadas ao ingresso via SiSU:

Total de Vagas

Vagas pelo SiSU

Turno

Ponto de corte SiSU

Agronomia

60

48

470

Engenharia Florestal

60

48

55

44

Relações Públicas

30

24

400

Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação ainda terão ingresso no segundo semestre em 2017, tendo a pontuação mínima exigida divulgada no próximo edital SiSU (2017.2).

SiSU na UFSM

O Sistema de Seleção Unificada é adotado desde 2016. A UFSM disponibiliza, a cada semestre, um Edital Geral para inscrições e Edital Específico da Universidade, bem como regras e procedimentos. Podem se inscrever no SiSU candidatos que realizaram a mais recente edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, exceto para os cursos de Música e Dança – Bacharelado, do Campus de Santa Maria, que realizam prova de conhecimento específico.

O SiSU possui uma única etapa de inscrição, quando o candidato escolhe, por ordem de preferência, até duas opções entre os cursos ofertados pela UFSM, ou outras instituições. Na inscrição, o candidato deve definir se concorre às vagas por ampla concorrência ou àquelas reservadas de acordo com a Lei n. 12.711/2012 (Lei das Cotas), ou ainda às vagas destinadas às demais políticas afirmativas da UFSM.

Durante o período de inscrição é possível alterar as opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final, o sistema nacional seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com as notas do ENEM.

Serão selecionados para a primeira chamada (Listão) somente os classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SiSU em cada curso, por modalidade de concorrência, em sua primeira opção de curso. Será realizada apenas uma chamada presencial para o Listão. Nesta etapa, os candidatos selecionados devem comparecer presencialmente para confirmação de vaga no Campus de Santa Maria.

Lista de Espera

Após o Listão (primeira chamada), o SiSU disponibiliza para a Universidade uma Lista de Espera para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do SiSU, o candidato deve acessar o seu boletim na página do SiSU (www.sisu.mec.gov.br) e manifestar interesse no prazo definido em cronograma.

Podem participar da Lista de Espera candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de já terem efetuado a matrícula nesta opção.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela UFSM. É importante que o candidato acompanhe no site da UFSM as convocações para confirmação de vaga e matrícula. As chamadas são realizadas na modalidade chamada oral, sendo necessária a presença do candidato no Campus do curso escolhido e para o qual foi chamado. Todos os detalhes são informados no site www.coperves.ufsm.br/sisu.

SUGRAD – Secretaria Unificada de Graduação – Campus Frederico Westphalen

Telefone: (55) 3744- 0620 E-mail: sugrad.fw@ufsm.br

SiSU na UFSM:

Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD)

SiSU – site oficial