Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Avaliação docente pelo discente é retomada a partir desta quarta-feira

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), amparada pela Lei Nº 10.861 de 2004 e pela Portaria Nº 2.051 de 2004, tem por atribuição coordenar os processos internos de avaliação da instituição e prestar informações solicitadas pelo Inep. No contexto do processo de Autoavaliação Institucional, a CPA assumiu, no primeiro semestre de 2016, a coordenação do processo de Avaliação Docente pelo Discente, no que refere-se à aplicação e à análise dos resultados gerais da Instituição, contando com o apoio técnico-administrativo da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, e o apoio técnico-operacional do Centro de Processamento de Dados (CPD).

Com base na Portaria Nº 554 de 2013, iniciou-se o processo no primeiro semestre de 2016, de forma experimental, onde buscou-se sistematizar o processo à comunidade universitária, em especial, aos estudantes e docentes. Ao final do primeiro semestre, deu-se oportunidade a docentes e estudantes para que estes participassem efetivamente do processo por meio de contribuições via instrumento de pesquisa que teve como objetivo avaliar o Instrumento de Avaliação Docente pelo Discente que havia sido aplicado.

Houve um total de 422 docentes (147 contribuíram a partir das questões abertas) e 2.454 estudantes (281 contribuíram a partir das questões abertas) participantes da pesquisa, que foram fundamentais para a validação do instrumento. A Coplai se propôs, ainda no primeiro semestre de 2016, analisar as contribuições que vieram por meio de pesquisa realizada entre os dias 15 de julho e 19 de agosto de 2016 e submeter à aprovação da CPA as alterações propostas.

Com base nas propostas advindas da pesquisa foi possível alterar o instrumento em alguns aspectos. Ressalta-se que um aspecto interpelado por alguns docentes foi o fato do instrumento não estar validado na primeira aplicação, pois a ideia da CPA era justamente aplicá-lo como um teste. Em atendimento a tais solicitações, a CPA recebeu a contribuição do professor Ivan Henrique Vey, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da UFSM, que se propôs, juntamente ao servidor e seu orientando Ricardo da Silva Barcelos, analisar o Instrumento de Avaliação Docente pelo Discente.

Como resultado desta análise, o professor Ivan apresentou à CPA em 7 de dezembro o artigo Análise do Instrumento de Medida Utilizado na Avaliação Docente da UFSM baseado na Teoria da Resposta ao Item. Com base nos resultados obtidos, e a partir da metodologia utilizada, foi possível concluir que o instrumento de medida utilizado na avaliação docente por parte dos discentes atende aos objetivos propostos.

Os resultados individuais da referida avaliação estão disponíveis no Portal do Servidor desde o dia 27 de setembro. Os chefes de departamento têm acesso às avaliações dos docentes vinculados ao seu departamento, assim como diretores de unidades de ensino têm acesso às avaliações dos chefes de departamento vinculados à sua unidade, bem como às avaliações dos coordenadores de curso desta unidade.

A CPA comprometeu-se com a aplicação do instrumento de Avaliação Docente pelo Discente todos os semestres, possibilitando, com isso, que o processo tenha continuidade e promova com isso a cultura da avaliação na Instituição.

Conforme notícia veiculada em 29 de novembro, a pesquisa deveria ter iniciado na última semana de novembro, mas a comissão entendeu ser prudente cancelar a aplicação do referido instrumento naquele momento, considerando a conjuntura que a UFSM estava vivendo.

Sendo assim, a CPA retoma a partir desta quarta-feira (14) a aplicação da Pesquisa de Avaliação do Docente pelo Discente. A pesquisa estará disponível no Portal do Aluno até 23 de fevereiro de 2017.

A ideia de estender o preenchimento da pesquisa até o período de matrícula tem como objetivo sensibilizar os estudantes que ainda não avaliaram seus docentes a partir de chamadas via Portal do Aluno até o período de pré-matrícula.

Fonte: ufsm.br