Confirmação de vaga para aprovados pelo Sisu vai até terça (7)

Teve início na manhã desta sexta-feira (3) o prazo para os candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) confirmarem vaga.

Na UFSM, o movimento foi intenso no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), prédio 7 do campus de Santa Maria, onde a Comissão de Seleção e Ingresso recebe a documentação dos calouros.

O clima no CT era de expectativa por parte dos pais e dos aprovados. Desde que a Instituição aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada para a UFSM, alunos de diferentes estados começaram a frequentar a Universidade. É o caso da Pietra Keltika, 17 anos, aprovada no curso de Artes Cênicas. Natural de Cascavel (PR), ela se mostra contente com a oportunidade de entrar em uma universidade federal que, em sua opinião, tem o melhor curso de Artes Cênicas do país.

“Eu escolhi a UFSM porque, além de ser uma federal, minha mãe já conhecia a Universidade e a sua estrutura, por isso me indicou”, afirma. Pietra sonha em ser diretora de cinema. Para isso, conta com o apoio de sua mãe, Alessandra Keltika, que demonstra total confiança na trajetória da filha dentro da Universidade. “O povo gaúcho é muito receptivo, já conhecia a cidade e a estrutura da UFSM. Tenho certeza que a minha filha vai se dar muito bem aqui”, destaca.

Movimento intenso junto ao CT na manhã desta sexta (3)

A expectativa para esse ano é de que um grande número de alunos venha de outros estados do país e das mais diferentes regiões do Rio Grande do Sul, conferindo uma maior diversidade étnica e de ideias à Instituição.

Fernanda Garcia, 18 anos, natural de São Borja, foi aprovada no curso de Artes Visuais e espera encontrar nessa nova jornada uma oportunidade de seguir fazendo o que gosta. “Espero me encontrar dentro do curso. Vai ser uma experiência bacana pra mim, que saí de São Borja e vou estudar numa grande Universidade como essa”, disse, em tom de felicidade.

Prazo vai até a próxima terça-feira

O prazo para confirmação de vaga e matrícula segue na segunda (6) e na terça-feira (7), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi publicado na segunda-feira (30), na página sisu.mec.gov.br.

Na primeira edição do Sisu 2017, a UFSM oferta 2.459 vagas, distribuídas em 81 cursos, nos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Silveira Martins.

Movimento intenso junto ao CT na manhã desta sexta (3)

Todas as informações referentes ao processo de confirmação de vaga estão disponíveis no edital Sisu/UFSM 1ª edição/2017.

Também é possível se informar na página do Facebook Confirmação de Vaga – UFSM, pelo e-mail assessoriaderca@ufsm.br, pelo telefone da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Prograd, (55) 3220-8187, das 8h às 13h30min, e ainda pelo site do Sisu/UFSM.

Leia mais sobre o processo em curso e a lista de espera aqui.

Texto e fotos: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Fonte: ufsm.br