Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Exposição do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina

froriii

A mostra está aberta para toda comunidade acadêmica /Foto: Leila Fachinetto

O resultado de anos de pesquisa sobre as florestas catarinenses está disponível de forma mais clara e simples para o público. Durante um mês acontece no hall de entrada do prédio principal a Mostra do Inventário Florístico Florestal, o qual tem por objetivo a divulgação do trabalho das florestas catarinenses. A Mostra teve início no dia 14 de abril sob organização do curso de Engenharia Florestal e está aberta para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen.

O projeto criado no ano de 2007 é uma iniciativa do governo do estado de Santa Catarina pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com Epagri, Fapesc e outras universidades do estado – UDESC e UFSC. Desde então os pesquisadores demarcam, estudam e registram informações da biodiversidade catarinense com o objetivo de conhecer a qualidade e quantidade das florestas, saber se elas estão conservadas ou degradadas, conhecer o local de ocorrência e os possíveis usos das diversas espécies de árvores, inclusive daquelas raras e ameaçadas de extinção.

Na mostra os alunos também podem observar objetos como equipamentos utilizados em campo pelos pesquisadores, mostra de espécies coletadas, e publicações lançadas ao longo dos anos de pesquisa. Segundo o professor do curso de Engenharia Florestal, Rafaelo Balbinot, os banners apresentados são autoexplicativos, e posteriormente a exposição irá para a sede da universidade.

Para saber mais sobre a ação você pode acessar o site do projeto em: http://www.iff.sc.gov.br/