Disciplina de Atitude Empreendedora realiza ações de sensibilização sobre resíduos sólidos

Neste semestre, a disciplina de Atitudes Empreendedoras em Ciências Ambientais, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, desenvolveu ações de sensibilização e gerenciamento de resíduos sólidos com os moradores da Casa do Estudante e com os técnicos-administrativos do campus da UFSM-FW. Na segunda-feira (13), dois eventos foram organizados para apresentar os resultados do trabalho realizado pelos grupos.

II Café com Conversa | Foto: Julia Cervo

Para a ação específica com os técnicos-administrativos foram entregues coletoras específicas para os resíduos orgânico e seco. Além disso, com o auxílio dos professores, o grupo buscou novas coletoras com o apoio da Skinabom. As coletoras serão adesivadas de acordo com a legislação e instaladas nos prédios para utilização da comunidade acadêmica.

Os grupos que trabalharam com os moradores da Casa do Estudante realizaram visitas com o objetivo de sensibilização a respeito da importância da separação dos resíduos. Além disso, os integrantes do grupo indicaram, nas coletoras externas, o tipo de resíduo para cada uma delas visando a sepração correta e facilitação da coleta. Como incentivo, realizaram uma gincana que premiou os moradores com a melhor conduta de separação dos resíduos. Veja fotos dos vencedores em clicando aqui

Evento que premiou os alunos da Casa do Estudante | Foto: Julia Cervo

Ministrada pelos professores Alexandre Couto Rodrigues, Aline Ferrão Custodio Passini, Jaqueline Golombieski, Jefferson ​Costa Junior e Lorimar Francisco Munaretto, a disciplina buscou aplicar na prática os conhecimentos do Engenheiro Ambiental e Sanitarista no próprio local de ensino dos alunos. Segundo a Prof. Aline Ferrão, “a educação ambiental e a gestão dos resíduos do Campus devem ser sempre aprimoradas, e atuando com acadêmicos de uma disciplina juntamente com projetos, une mais forças e assim conseguimos disseminar melhor as ações”.

As ações de ge​renciamento dos resíduos no Campus estão relacionadas com o Projeto UFSM Sustentável que foi criado em 2012, por professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, acadêmicos e técnicos-administrativos com o propósito de criar uma visão crítica para mudanças da atual situação da gestão ambiental na comunidade acadêmica. O projeto busca a implementação futura da ISO 14.001 no Campus da UFSM-FW. Para a Prof. Aline, o projeto é de extrema importância porque “trabalha com um tema importante e necessário para as Instituições de Ensino Superior, e vem ao encontro com a legislação ambiental atual, citando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)”.

A Prof. Aline Ferrão acredita que nos próximos semestres as ações da disciplina, propostas em conjunto com os alunos e professores, continuem nessa linha. “Os acadêmicos fazem toda a diferença nessa disciplina, pois eles são os atores e os executores. A criatividade e a atitude deles são o que fazem o sucesso de qualquer ação”, acresenta.

Veja mais fotos dos eventos no FLICKR da UFSM-FW, clicando aqui

Produção da Assessoria de Comunicação