Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campi da UFSM têm ampliação da velocidade da internet



As comunidades acadêmicas dos campi da UFSM em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, além do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão de Silveira Martins, contam, desde o mês de novembro, com uma maior velocidade de acesso à internet. A melhoria é resultado do aumento do link de conexão, viabilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, Gustavo Chiapinotto da Silva, durante o mês de novembro foi realizada a atualização dos enlaces nos campi da Universidade, aumentando a velocidade da internet. Em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins, o link de conexão passou de 60 MB para 100 MB, enquanto Cachoeira do Sul teve o maior avanço, passando de 40 MB para 100 MB. Além disso, houve também a troca da empresa provedora do sinal de internet.

Tudo isso deve acarretar numa melhoria significativa na qualidade do acesso à internet nos campi. “Os usuários já devem estar percebendo uma melhoria na disponibilidade do sinal e principalmente na velocidade de navegação. Além disso, também teremos melhor qualidade na realização de videoconferências e na telefonia, que também utiliza a internet para se conectar ao campus sede”, observa Chiapinotto.

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTC), a RNP é mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD). A Rede tem como objetivo conectar instituições públicas de pesquisa e ensino superior e tecnológico, promovendo e apoiando o desenvolvimento de pesquisas colaborativas, serviços e projetos inovadores nas diversas áreas do conhecimento. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-5542

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes