Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DECOM divulga evento sobre documentário “Substantivo Feminino”



O departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) divulga o evento que fará a exibição do documentário “Substantivo Feminino” que conta a trajetória de duas mulheres pioneiras na luta ambiental no Brasil. Será na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, no Auditório da Escola Cardeal Roncalli. O evento é aberto e gratuito.

Após a exibição haverá um debate com a presenças de Daniela Sallet (roteirista e codiretora) e Alexandre de Freitas (editor de Arte e integrante da Fundação Gaia, legado de José Lutzenberger).

Sobre o documentário

O documentário resgata a trajetória de duas mulheres pioneiras na militância em prol de causas ambientais no Brasil, Giselda Castro e Magda Renner. Ambas tiveram inserção internacional no movimento em defesa do Meio Ambiente. Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito nos meios políticos e sociais, eram mães quando se depararam com questões que as mobilizaram para além dos limites domésticos. Elas não se calaram diante de atos e interesses que ameaçavam o Meio Ambiente, os animais e os seres humanos. As ativistas começaram, em 1964, promovendo ações de cidadania junto à população carente de Porto Alegre (RS) na Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Através da atuação de Giselda e Magda, a ADFG tornou-se o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra). A organização internacional de proteção ao Meio Ambiente tem representações em mais de 70 países. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, como na ONU e no Banco Mundial.

Para saber mais sobre o documentário, acesse: www.substantivofeminino.com

substantivo-feminino-cartaz-final2

Com informações do Decom

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-5541

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes