Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Professora da UFSM-FW receberá Troféu Mulher Cidadã 2018

A professora Nara Bigolin, do curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW o Troféu Mulher Cidadã 2018 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (AL-RS) pelo seu projeto Meninas Olímpicas. Anualmente, mulheres que prestam serviço de destaque à sociedade gaúcha são premiadas em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

O prêmio será entregue em sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no dia 07 de março, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha da Assembleia Legislativa em Porto Alegre

O projeto Meninas Olímpicas surgiu em 2016 tem como objetivo incentivar o protagonismo feminino em ambientes olímpicos buscando o empoderamento de meninas através da participação em olimpíadas científicas.

Sobre a Prof. Nara e o projeto Meninas Olímpicas

Doutora em Ciências da Computação pela Université de Paris VI, com Bacharelado pela PUC, e Mestrado pela UFRGS, Nara Bigolin, mãe de 3 filhos, é professora universitária há 25 anos, atuou como professora pesquisadora em várias universidades de Paris na França na década de 90,  atualmente exercendo a docência na Universidade Federal de Santa Maria. Já orientou mais de 50 alunos de graduação e pós, em projetos de pesquisa e extensão. Também integra comissão da Sociedade Brasileira da Computação, que discute a implantação da computação no Ensino Básico brasileiro, e coordena o projeto “Meninas Olímpicas”, do qual é co-fundadora, juntamente com as filhas Mariana e Natália. Esse trabalho visa incentivar a participação de meninas em olimpíadas científicas, e motivou discussão inédita na Olimpíada Internacional de Matemática   sobre o baixo índice de participação feminina nas olimpíadas, assim como a criação do Troféu Meninas Olímpicas, a ser mantido nas duas próximas edições: este ano, na Romênia, e em 2019, na Rússia.  Todos os seus projetos têm como objetivo evitar a exclusão de meninas no protagonismo nacional e melhorar a educação pública no Brasil.

Confira a entrevista que a UFSM-FW fez com a Prof. Nara sobre  o prêmio, clicando aqui

Saiba mais sobre o projeto Meninas Olímpicas, acessando o facebook do projeto

Com informações da Prof. Nara Bigolin