UFSM-FW participa da Expofred 2018

A UFSM-FW estará presente na Feira Multissetorial de Frederico Westphalen 2018, a Expofred, que acontecerá do dia 27 de abril ao dia 01 de maio, no Parque de Exposições do município. Além do estande para a divulgação dos cursos e atividades da universidade, a UFSM-FW realizará eventos paralelos, cursos e atividades dos graduandos em parceria com associações do município.

• Agência Da Hora e a rádio feira – o projeto de extensão Agência Da Hora do curso de jornalismo, coordenados pelo prof. Luis Fernando Rabelo farão a realização da rádio-feira da Expofred, com a disponibilização de músicas, entrevistas e avisos para todos os pavilhões da feira. A equipe da agência fará também a cobertura jornalística multimídia através das redes sociais e da webrádio Da Hora.
  • SISU na Feira – a UFSM-FW realizará no dia 27, às 10h, no no Parque de Exposições, a palestra “SISU na Feira” com o prof. Jerônimo Tybusch, responsável institucional na UFSM pelo SISU. Voltado para alunos e professores do ensino médio das escolas de Frederico e região, a palestra demonstrará o processo do SISU além de tirar dúvidas sobre inscrições, cotas, documentação e procedimentos.
  • Fórum dos Diretores de Centros de Ensino e dos Campi da UFSM – a reunião mensal dos diretores de centro de ensino e dos campi acontecerá no Parque de Exposições, trazendo as autoridades da UFSM para Frederico. A reunião é fechada e após serão conduzidos para uma visita à Feira.
  • Pavilhão do Conhecimento / EMATER – em parceria com a EMATER, a UFSM-FW fará atividades no Pavilhão do Conhecimento:
    • Curso sobre cultura de gladíolos – A equipe que desenvolveu o software PhenoGlad é composta por alunos e professores da UFSM de Santa Maria e da UFSM-FW, em parceria com a EMATER, ministrará um curso sobre a cultura e produção de gladíolos. As flores conhecidas como palma se adaptam bem à região de Frederico Westphalen podendo ser uma nova forma de renda para agricultura familiar. O curso acontecerá no dia sábado (28) no turno da manhã e da tarde, no espaço da EMATER. http://coral.ufsm.br/phenoglad/index.php
    • Ecológica Jr – A equipe da empresa júnior Ecológica Jr, também em parceria com a EMATER, estará demonstrando os serviços prestados às pequenas indústrias e também à agricultura familiar.
    • Explicação sobre mudas – um grupo de alunos do curso de Engenharia Florestal fará atendimento aos visitantes que receberem mudas de plantas da Creluz: eles explicarão características das plantas, formas de cultivo e reponderão dúvidas.
  • Pesquisa de Satisfação – os professores Igor Senger e Lorimar Munaretto farão a pesquisa de satisfação dos expositores da feira. A pesquisa é uma parceria com a ACI/FW.

Para o diretor da UFSM-FW, Arci Dirceu Wastowski, a participação da UFSM-FW na Expofred é essencial pois “nós fazemos parte de Frederico Westphalen. É importantíssimo que a gente se faça presente levado o conhecimento e os serviços da UFSM-FW para os participantes da Expofred”.

A parceria entre a comissão organizadora da Expofred e a UFSM-FW não acontece somente durante os dias feira. A UFSM-FW tem realizado reparos e construindo novos bancos de pallets para serem disponibilizados para a comodidade aos visitantes durante a feira. Os matériais foram doados pela comissão organizadora e a UFSM-FW responsabilizou-se pelos reparos, montagem e pintura. “São parcerias assim que fazem com que consigamos superar as dificuldades de cada uma das instituições. Cada um ajuda com o que consegue ou com o que pode e a gente entrega uma bela feira para a comunidade” acrescenta, Wastowski.