Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Diretor do campus publica livro sobre a química da madeira



DSC00357O Diretor da UFSM-FW publicou, em 2018, o livro “Química da Madeira”, fruto do trabalho de mais de dez anos do professor na docência da disciplina que nomeia o livro, no curso de Engenharia Florestal da UFSM-FW.

Wastowski é Doutor em Química Orgânica e indica que o livro surge para suprir a inexistência de obras desta área escritas em língua portuguesa e, com isso, oportunizar a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais conhecimento sobre a madeira, seus componentes estruturais e sua utilização principal, a fabricação de papel.

O livro apresenta conceitos básicos da química da madeira, com a descrição detalhada da estrutura química da celulose, das hemiceluloses (polioses), da lignina e de todas as classes de extrativos, bem como dos métodos de obtenção da celulose de papel a partir da madeira utilizados até hoje.

Sobre o autor
Atual Diretor do Campus da UFSM-FW, Arci é descendente de poloneses nascido em Guarani das Missões – RS. Em sua trajetória docente na UFSM, iniciada em 2006, foi coordenador do Curso de Engenharia Ambiental entre 2008 e 2011, recebeu a Honra ao Mérito da Reitoria desta Instituição em 2011 pela colaboração na implantação do Campus de Frederico Westphalen – RS e ganhou o “Troféu Campeador” da RBS TV em 2014 pelo projeto de pesquisa sobre o uso do tanino no processo de reuso de água na suinocultura.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-5753

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes