Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PRE apresenta proposta de Política de Extensão da UFSM



A apresentação da minuta da Política de Extensão da UFSM foi pauta da reunião semanal do reitor junto às pró-reitorias, na Sala dos Conselhos da Reitoria, nesta segunda-feira (9). A proposta inicial foi apresentada pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com destaque para o debate que vem sendo desenvolvido com as unidades de ensino e encaminhado para a apreciação de toda a comunidade acadêmica.

“O importante é que todos possam contribuir para que tenhamos uma política que seja representativa”, afirma o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho. Ele ressaltou que o debate surgiu não só em função de buscar atualizar a Política de Extensão, mas no sentido de melhor alinhá-la ao perfil da Instituição, aproximando-a cada vez mais da comunidade.

O reitor Paulo Afonso Burmann salientou a necessidade de intensificar a ação da Universidade no que tange à extensão, trabalhando junto com as comunidades e com respaldo do poder público. “Precisamos estar integrados e trabalharmos de forma melhor estruturada pelo desenvolvimento regional, mudando de uma perspectiva de mão única para mão dupla, a fim de que todos capitalizem resultados”, desafia o reitor. Ele também destacou a necessidade de a extensão atuar em múltiplas frentes, de forma integrada ao ensino e à pesquisa. Burmann enfatiza que, “ao mesmo tempo que trabalhamos na incubadora social, também trabalhamos com incubadoras tecnológicas e de inovação. Podemos ser múltiplos e atuarmos nessas duas frentes; elas não são contraditórias”.

A minuta da Política de Extensão foi bem recebida pelos pró-reitores, que parabenizaram a iniciativa do debate e o caráter institucional das propostas. A pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, destacou a contribuição da Política para a integração da extensão às ações de ensino superior. “Com a política estabelecida, podemos pensar em como cumprir a curricularização da extensão. A largada foi dada e já temos o caminho, com uma folga bem grande em termos de prazo para fazermos isso até o final de 2024”, salientou a pró-reitora.

A Política de Extensão dispõe sobre diretrizes, objetivos, linhas e eixos de extensão da UFSM, bem como a caracterização, classificação, registro e financiamento das ações de extensão. O texto agrega esses aspectos de forma alinhada à Política Nacional de Extensão e aos desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Um dos itens mais importantes é a definição de diretrizes para a inserção das ações de extensão na graduação. A partir da curricularização da extensão, 10% da carga horária dos cursos de graduação ocorrerá em atividades de extensão, o que não implicará um aumento da carga horária dos cursos.

O debate sobre a minuta da Política iniciou na semana passada no Centro de Educação (CE) e no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), e segue nesta terça-feira (10), no Centro de Ciências Rurais (CCR), a partir das 8h30min e no Centro de Artes e Letras (CAL), a partir das 14h. Já as demais unidades sediarão as discussões a partir do mês de agosto.

Confira mais detalhes sobre a Política de Extensão clicando aqui

Com informações da Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-5762

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes